SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Funções de linguagem através de músicas




1. Função Emotiva


Raul Seixas – Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás.

Beleza, beleza, existe licença poética para a redundância no título da música. Se utilizamos o verbo “haver”, só pode ser tempo passado, sendo assim, o mais correto seria “Eu Nasci Há Dez Mil Anos” e só, sem necessidade do “Atrás”. Não à toa, Raul Seixas era conhecido como o “Maluco Beleza”, mas nosso assunto é outro. Repare que na letra da música: o “eu” centra-se em si próprio, revela seus pensamentos, dores e vontades. Exemplo ótimo de Função Emotiva da linguagem, e cabe ressaltar que o narrador inicia falando de si próprio e depois passa a relatar a história de outra pessoa com as palavras deste último. Enganchando um assunto no outro, mas não fugindo da linguagem, temos o discurso indireto livre:

Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás – Raul Seixas.

2. Função Referencial

Legião Urbana – Eduardo e Mônica

Apesar de ser uma música e contar também com a Função Poética devido às rimas, ritmo etc, verifica-se que o assunto da vida e do amor de Eduardo e Mônica predomina, dando maior destaque para a Função Referencial.

Eduardo e Mônica – Legião Urbana

3. Função Apelativa



Raul Seixas – Tente Outra VezSabendo que, dentre as funções da linguagem, a Função Apelativa apresenta-se através de ordem, conselho, pedido ou súplica, Tente Outra Vez é um ótimo exemplo dessa função.

Tente Outra Vez – Raul Seixas
4. Função Metalinguística


Ana Carolina – A Canção Tocou na Hora Errada

Nada mais metalinguístico em termos de música do que uma canção que fala de canção. Para eternos apaixonados!

A Canção Tocou na Hora Errada – Ana Carolina

5. Função Fática


Elis Regina – Alô, alô, Marciano

Fato é que provavelmente Elis tenha partido sem saber se o canal de comunicação com o Marciano funcionava. Em contrapartida, é fácil observar que a letra da música é um tipo de desabafo sobre a situação mundial. A expressão “Alô, alô, Marciano” é o que representa a função fática nesta música.

Alô, alô, Marciano – Elis Regina


6. Função Poética

Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis

As rimas, o ritmo, as preocupações de ordem literária e a necessidade que faz você meditar sobre diversas interpretações que podem ter algumas palavras desta música, faz dela um excelente exemplo de Função Poética.

Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis

 Fonte:https://descomplica.com.br/blog/portugues/lista-funcoes-da-linguagem/

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }