SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Millôr Fernandes foi dramaturgo, jornalista, humorista e autor de frases que se tornaram célebres


(Unicamp 2013) Millôr Fernandes foi dramaturgo, jornalista, humorista e autor de frases que se tornaram célebres. Em uma delas, lê-se:

Por quê? é filosofia. Porque é pretensão.

a) Explique a diferença no funcionamento linguístico da expressão “porque” indicada nas duas formas de grafá-la.
b) Explique o sentido do segundo enunciado do texto (Porque é pretensão), levando em consideração a forma como ele se contrapõe ao primeiro enunciado. Considere em sua resposta apenas o sentido atribuído à palavra pretensão que se encontra abaixo.


pretensão: vaidade exagerada, presunção.




Resposta:


a) A expressão “por que”, junção da preposição “por” + pronome interrogativo, tem o significado depor qual razão ou por qual motivo e é usada em perguntas diretas ou indiretas. O termo “porque”, conjunção causal ou explicativa com valor aproximado de pois, uma vez que, é usado em respostas.
b) A expressão “por que”, por ser usada em perguntas, sugere a curiosidade de quem se interessa pela realidade e busca o sentido da existência. Já o termo “porque”, por ser usado em respostas, sugere a vaidade de quem julga ter sempre a verdade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }