SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 19 de julho de 2018

"Festa junina, festa julina ou festa julhina"


Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros. Os nomes festa julina e festa julhina estão errados.

Exemplos com festa junina:
Os moradores vão organizar uma festa junina no play.
Estou fazendo canjica para a festa junina da escola.
Você já preparou sua roupa caipira para usar na festa junina?

Junina em junho e Julina em julho? 
Não!

 A forma correta é sempre festa junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.

Embora seja comum a afirmação de que as festas juninas decorrem em junho e as festas julinas decorrem em julho, podemos verificar que as palavras julino e julhino não estão dicionarizadas, nem se encontram reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Origem da palavra junina:

Junina é a forma feminina do adjetivo junino.

A palavra junino é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ino à palavra juniu, forma latina da palavra junho: jun(iu) + -ino. O sufixo -ino forma adjetivos a partir de substantivos e indica uma relação, origem ou natureza.

Contudo, o adjetivo junino não está relacionado somente com o mês de junho, mas também com as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, realizadas preferencialmente nesse mês.

Fonte:https://duvidas.dicio.com.br/festa-junina-julina-ou-julhina/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }