Quando uma marca lança um chinelo de dedo por US$ 18 mil (R$ 30 mil) você imagina que o mercado de luxo tem um novo protagonista, certo? Não, errado. Na Chipkos, fabricante americana da sandália em questão, o apelo não é exclusividade, tradição ou qualquer outro atributo clássico desse mercado, mas algo que está se tornando bandeira de muitos segmentos, a sustentabilidade. O preço salgado do modelo recém-lançado faz parte da estratégia de convencer o consumidor a comprar uma rasteirinha e ajudar a conservar uma floresta.
O chinelo mais caro do mundo, como a própria marca diz, faz parte de uma coleção limitada. Desenhada à mão pelo artista plástico americano David Palmer, o calçado pretende ser um chamariz para filantropistas interessados em ajudar a natureza. O design, convenhamos, não é lá muito atraente. Mas todo o valor da venda, segundo a empresa, será destinado para a conservação da floresta Guanacaste, na Costa Rica. E não é só isso. Quem comprar a relíquia terá um encontro com o artista e ganha duas noites no hotel “eco-friendly” Montage, em Beverly Hills.
A Chipkos nasceu depois que sua mentora, Priya Jaggia, fez uma viagem para a Índia e Jamaica. Lá ela usou e se encantou por sandálias no estilo indianas. Também teve contato com o Movimento Chipkos, que prega a não-violência e a preservação ambiental desde a década de 70. De volta a Califórnia, ela estudou meio ambiente e resolveu criar a marca.
Fonte:IG
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