Berlim abrigará instalações com balões brancos em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)
No verão de 1961, os moradores de Berlim viram, da noite para o dia, barreiras serem “plantadas” bem na porta de casa.
Rolos de arames farpados e cruzamentos bloqueados, entre as Alemanhas Oriental e Ocidental, davam início a uma história de separação que duraria longos 28 anos, cujo símbolo maior seria o Muro de Berlim, construção erguida por soviéticos do Partido Socialista Unificado da Alemanha que pretendiam evitar a contaminação (política e ideológica) do vizinho ocidental.
E para comemorar os 25 anos da queda do muro, que teve seu início na noite do dia 9 de novembro de 1989, Berlim receberá uma instalação com milhares de balões brancos enchidos com gás hélio e que serão colocados lado a lado ao longo de um percurso de 12 km do centro da cidade, seguindo o antigo trajeto daquela construção.
Park am Nordbahnhof com instalação em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)
A obra, que começou a funcionar no dia 7 de novembro e passará pela Bernauer Straße, uma das ruas mais icônicas da época do muro, e seguirá pelo Berlin Wall Memorial, rio Spree (próximo a Reichstag), Portão de Brandemburgo, Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie e o bairro de Kreuzberg.
Em sete locais ao longo do antigo trajeto muro haverá postos de informação, passeios guiados, locais com vista panorâmica, venda de souvenirs e opções culinárias.
Berlim abrigará instalações com balões brancos em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)
Em painéis de vídeo serão exibidos filmes históricos da época da construção do muro até a sua queda, além de painéis com informações sobre os destinos individuais de pessoas que tentaram atravessar aquela fronteira ideológica.
Na parte da tarde e na noite do dia 9 de novembro será realizada no Portão de Brandemburgo uma festa popular com um concerto da Orquestra da cidade com o Coro da Ópera Estatal de Berlim, entre outras atrações.
No dia 9 de novembro, os balões serão soltos em cinco diferentes pontos da cidade como “símbolo de esperança por um mundo sem muros”.
Brasileiros podem se tornar padrinhos de balões – de forma real ou digital
Mais de 100 associações sem fins lucrativos, como clubes, empresas e a igreja, estão providenciando padrinhos de balões, cujas mensagens irão para o mundo real (e o virtual).
Todos os nomes e as histórias pessoais dos padrinhos de balões serão divulgados no sitewww.fallofthewall25.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário