SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Arcimboldo era Maneiro" ,por Aclim.

_E daí, como estava no shopping?

Com um ar de tédio, responde: _"maneiro".

_Maneiro?

_É,..legal.


Nosso idioma permite muitas variações linguísticas, mas a palavra "maneiro" sempre me intrigou. Responder uma pergunta com um simples "maneiro"....??? O que na verdade quer dizer?

Será que se referia ao movimento de arte? Pode ser, sendo o maneirismo um movimento que trazia analogias, códigos, símbolos e citações de artistas clássicos.

Quem sabe queira dizer: _É muito extenso para explicar...rs. 

Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600.

Os corpos retratados neste movimentos de arte eram retorcidos e alongados alguns formavam um s era uma busca por "movimentos na imagem" (sem tecnologia nem Jamie Beck conseguiria), sendo considerada uma arte de estudiosos feitas para a corte, tinha também como característica o exagero..."novidade a corte gostar de exagero"... Como em um jogo artístico as imagens eram por vezes desunidas em tons pastéis com fundo escuro. 

Um dos artistas mais conhecido do Maneirismo foi Giuseppe Arcimboldo, o artista utilizava frutas para montar um rosto. Diferente e atemporal (preocupado com o colesterol alto..rs.. brincadeirinha) o artista prova que a natureza morta cria  vida no corpo de um ser humano, ou faz um ser humano ter vida...ou somos o que comemos...sei lá, ou ele pensou alguma coisa neste sentido, ou então leu a Bíblia. Vejam só:

Daniel 1

8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.


Vertumnus, retrato de Rodolfo II


Giuseppe Arcimboldo (1527 — 1593)  pintor italiano. Iniciou seus trabalhos em Milão, com seu tio, mas atingiu a fama em Bilbau, sob a proteção do Imperador Rudolph I


Analogia: 

No livro de Daniel ele preferiu não se contaminar com as iguarias do rei porque o povo de Deus deve ser separado do mundo e do pecado. São tantas as tentações diárias, é necessário vigiar e orar e não se contaminar com as "iguarias" que o mundo oferece. Estas são os prazeres mundanos que não estão em conformidade com a palavra de Deus.





10 comentários:

Aclim disse...

Maneiro este post Aline...rs

Beijo no coração linda

Aline Carla Rodrigues disse...

Muito maneiro! Quem escreveu é sensacional! Conhece? rsrsrsrsrs

Karen Meirelles disse...

eu acho que a obra dele é surrealismo. Muito interessante a maneira que ele usa os alimentos para criar uma obra tao fascinante :)

Marianna Pinheiro disse...

Muito legal, acho que é surrealismo pois ele usa alimentos e a partir desses ele cria uma nova imagem, muito iteressante! :)

Flora Freitas disse...

Aline, acho que é surrealismo. A forma de usar os alimentos e flores para formar o rosto de uma pessoa é muito interessante, e me faz ter mais certeza que esse quadro é surrealismo. Achei o quadro superlegal. Beijos!

Unknown disse...

Provavelmente sua obra é surrealista,é uma linguagem do sonho,,afinal,não existem pessoas ''frutas'',Arcimboldo ousou muito em fazer obras desse tipo ,representando rostos com essa natureza morta ,afinal eles estavam em 1500 e uns quebrados!!:)

Unknown disse...

Provavelmente sua obra é surrealista,é uma linguagem do sonho,,afinal,não existem pessoas ''frutas'',Arcimboldo ousou muito em fazer obras desse tipo ,representando rostos com essa natureza morta ,afinal eles estavam em 1500 e uns quebrados!!:)

Anônimo disse...

Provavelmente sua obra é surrealista,é uma linguagem do sonho,,afinal,não existem pessoas ''frutas'',Arcimboldo ousou muito em fazer obras desse tipo ,representando rostos com essa natureza morta ,afinal eles estavam em 1500 e uns quebrados!!:) Aline não consegui postar de outra maneira Mariana Castro 1801

Isabella Fróes disse...

Na minha opinião,a obra de Arcimboldo tem a ver com o surrealismo,pois,ele não se preocupa em manter os padrões da lógica.
Achei a obra dele muito interessante devido à esse motivo,e chama muito a atenção por causa das frutas.

Tunai Guimarães disse...

Acho que a imagem é surrealista.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }