Desde sua inauguração em 2009, o High Line, parque elevado sobre o lado oeste de Manhattan, tem atraído visitantes de fora de Nova York que esperam replicar seu sucesso. Os observadores vieram de cidades próximas, como Nova Jersey e Filadélfia, mas também de lugares tão distantes quanto Hong Kong.
Ultimamente, os observadores têm vindo da própria cidade, com planos para um outro espaço verde que chamaria a atenção para um antigo local de tráfego urbano. Mas este parque poderia ser ainda mais ousado, pois seria subterrâneo, em um antigo e úmido ex-terminal de bonde controlado pela Autoridade de Transporte Metropolitano. Embora seus defensores chamem o projeto de "Delancey Underground", outro apelido já foi inventado: Low Line.
O plano acontece à medida que a autoridade de transporte, que está sob severa pressão financeira, decide usar seus bens não utilizados para ganhar dinheiro, tanto acima quanto abaixo do solo. Tendo recentemente colocado sua sede na Avenida Madison no mercado, a autoridade decidiu promover o potencial de desenvolvimento de várias outras propriedades.
Então, quando Ramsey ligou para Pedro Hine, gerente sênior de propriedade imobiliária na autoridade de transporte, para expor sua estranha visão subterrânea, Hine não riu. Ele escutou.
"Estamos levando isso muito a sério porque precisamos do dinheiro", disse Hine, "e este é um espaço bacana com o qual devemos fazer algo."
Hine advertiu que a autoridade primeiro precisaria emitir um pedido de propostas para a área. O principal interesse da autoridade está na receita decorrente do local e ainda não se sabe se um espaço público gratuito pode servir a esse propósito.
As conexões dos parceiros ajudaram-nos a conseguir reuniões com Jay H. Walder, que recentemente deixou o cargo de presidente da autoridade de transporte, Adrian Benepe, comissário do Departamento de Parques da cidade e outros.
Ramsey e Barasch sabem que o financiamento será um desafio, dados os custos relacionados com o desenvolvimento subterrâneo. Mas eles esperam que uma combinação de doações, dinheiro de concessão, dinheiro público e receita de um número limitado de lojas dentro do espaço possa cobrir a construção e a manutenção do parque.
A autoridade de transporte certamente deve receber outras propostas. "Eles estão entusiasmados e eu gosto disso", disse Hine sobre os parceiros. "Mas há um milhão de pessoas criativas nesta cidade e eu gostaria de receber outras 500 ideias sobre como lidar com este espaço."
Por Lisa W. Foderaro
Fonte:IG
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