Madame Cézanne em Vermelho Óleo sobre tela, 89 X 70 cm, 1890-1894 Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Paul Cézanne revolucionou a pintura. As alterações de perspectiva, a utilização sem precedentes das cores e das formas geométricas como cilindro, esfera e cone fizeram de sua arte a ponte entre o impressionismo do século XIX e o cubismo do século XX. E, na data em que o pintor completaria 172 anos, a Callis Editora apresenta o título “Cézanne”, de Antony Mason.
A obra, direcionada ao público infanto-juvenil, narra desde a infância do artista até seus últimos anos de vida e discute a influência de sua obra nos movimentos de arte contemporâneos.
Filho de banqueiro, nascido e criado em uma abastada família francesa, Cézanne, ao contrário da maioria dos artistas de sua época, como Van Gogh, dispunha de segurança financeira e teve a possibilidade de se dedicar à pintura.
Aos, dez anos de idade, passou a ter aulas de desenho com um monge espanhol.Mais tarde, para obedecer à vontade do pai, Cézanne, ingressou no curso de Direito em 1859. Mas, desistiu dois anos depois para se dedicar à arte. Mesmo contrariado, o pai acabou por apoiar a decisão do filho.
Cézanne faleceu em 1906, vítima de pneumonia. Sua obra, reconhecida quando ele ainda era vivo, inspirou pintores consagrados como Picasso e Matisse.
“Cézanne” faz parte da Coleção Artistas Famosos, que narra, de forma ilustrada e divertida, para adultos e crianças, a infância, a vida e a obra de nomes como Picasso, Monet, Van Gogh e Michelangelo.
Fonte: http://www.45graus.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário