SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GIRLS COM HISTÓRIA: FOTOGRAFIA DE RAFAEL MARTINEZ

"A inspiração vai e vem, mas é sempre possível encontrá-la em quase todos os lugares: num velho muro, quando ouvimos histórias antigas, em árvores, nos filmes, nos transportes públicos" disse, recentemente, este fotógrafo mexicano numa entrevista à revista C-heads.


© Rafael Martinez.

O título do website de Rafael Martínez, "Girls Girls Girls", pode facilmente induzir o leitor a pensar que se trata só de miúdas, mas não se deixe enganar tão facilmente porque vai descobrir – além de mulheres bem bonitas – a criação de histórias por trás dessas imagens – o que é uma parte importante do trabalho de Rafael.

Este jovem de 22 anos afirmou-me, numa "entrevista" via e-mail, que as artes visuais sempre exerceram um certo encanto sobre ele. Quando era mais novo, sonhava ser realizador de cinema mas deixou-se sucumbir aos encantos da imagem fotográfica quando descobriu nos álbuns da família uma conexão particular que diz ainda hoje sentir. Uma ligação com o que antecede e com o que sucede ao momento retratado pela fotografia, com a história fossilizada nessa imagem.


© Rafael Martinez.

Talvez seja mais fácil contar uma história (ou percebê-la) quando projectada numa sala de cinema. O desafio lançado à fotografia é, sem duvida, a obrigatoriedade de "resumir" um acontecimento, uma actividade, uma maneira de ser, o passado, captar um certo presente numa única imagem através de uma composição especial que revele e "conte", sem falar e sem se mover, as ligações entre os elementos visuais contidos naquela moldura visual. Por outro lado, às vezes uma fotografia (ou uma imagem) conta uma história ao transmitir ideais que são geralmente maiores do que a soma das suas partes. Isto é, pode-se captar uma cena de um filme numa imagem, mostrar a alguém que não está familiarizado com a história e, ainda assim, a pessoa conseguirá reconhecer o assunto de que o filme trata.

Usando uma máquina descartável, Rafael vai fossilizando histórias atrás de histórias mas, na verdade, tem vindo a criar a sua própria narrativa, na qual as suas "girls" são actrizes a representar uma determinada cena, produzindo uma imagem que exala uma combinação de sexualidade e erotismo com uma ingenuidade/naivité lúdica que é realmente atraente. Não se trata só de encontrar uma rapariga sexy e bonita. Mas antes de descobrir o complemento perfeito para a foto e para a história que Rafael pretende projectar.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.


© Rafael Martinez.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2013/01/girls_com_historia_fotografia_de_rafael_martinez.html#ixzz2II4RaiBo

2 comentários:

Eloah disse...

Querida belo post! Não conhecida as obras deste fotógrafo.Amei este seu jeito puro de captar as imagens.
Estive descansando uns dias das minhas férias, mas retorno com o coração cheio de esperança, amor, risos e amizades pronta para compartilhar.Bjs Eloah

Aline Carla Rodrigues disse...

Senti muito sua falta! Saudades.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }