SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 23 de março de 2010

Claussen em exposição na Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis


Foi inaugurada na tarde do último sábado, 20 de março, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), a Exposição Coronel Claussen – O patriarca da política de Teresópolis. A exposição poderá ser vista até 21 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 18h. A abertura do evento teve palestras, declamação de poesias e contou com a presença de autoridades, além de dezenas de amigos e descendentes das diversas ramificações da família Claussen, a exemplo dos Oliveira e Turl.


Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a mostra reúne documentos, fotografias, genealogia e objetos ligados à vida do coronel Henrique Fernando Claussen, narrando assim a trajetória da família Claussen em Teresópolis. A exposição, montada na galeria da casa, foi idealizada pela professora e doutora em artes, Nilza de Oliveira, e seu irmão, o professor de economia Henrique Fernando de Oliveira, bisnetos do coronel Claussen e descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em parceria com a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello.


O cônsul honorário da Dinamarca, José Luiz de Santana Carvalho, veio a Teresópolis especialmente para prestigiar a exposição, acompanhado de toda a família. “É uma honra estar aqui hoje. Esta exposição é importantíssima por reconhecer o trabalho realizado em Teresópolis pelo Coronel Claussen, um homem que honrou suas raízes dinamarquesas. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e parabenizo a Secretaria de Cultura, além das famílias descendentes, por esta excelente iniciativa”, elogiou.


“Para nós, é um grande prazer sediar esta exposição, uma justa homenagem ao Coronel Claussen. Nesta mostra, poderão ser vistos, pela primeira vez, documentos e fotografias de um importante período da história da cidade, incluindo interessantes aspectos da vida do coronel. É o resultado do trabalho de resgate que a Secretaria de Cultura vem realizando desde janeiro de 2009, após mais de 20 anos de negação à cultura. Esta é uma exposição honesta, interessante e será uma ótima oportunidade para descendentes, além de rica fonte de informações para pesquisadores, estudantes e quem aprecia a história de Teresópolis. Espero que todos aproveitem”, avaliou o secretário de Cultura, Wanderley Peres, anfitrião da tarde.


Fonte: www.odiariodeteresopolis.com.br

2 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Interessante. Eu estou morando em Petrópolis desde 2007 e estou propensa a ir para Tere. Devo estar em Tere na semana que vem, se der vou olhar a esposição.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa noite para você.
Saudações Culturais !

marcos disse...

Poxa que legal sou trineto do coronel Clausen por parte de su filha Elvira Clausem,E gostaria de converssar com outros claussens poi eu tenho algumas carta s do coronel e fotografias também.Entrem em contato meu email

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...