SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!
Mostrando postagens com marcador Artista plástica Tomie Ohtake morre aos 101 anos em SP. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Artista plástica Tomie Ohtake morre aos 101 anos em SP. Mostrar todas as postagens

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Artista plástica Tomie Ohtake morre aos 101 anos em SP




Tomie Ohtake é patrona de um dos centros culturais mais importantes de São PauloFoto: Facebook/ Instituto Tomie Ohtake / Reprodução

Nesta quinta-feira (12), a artista plástica Tomie Ohtake, conhecida por sua vasta contribuição à arte contemporânea no Brasil, faleceu em São Paulo, aos 101 anos. Tomie estava internada no Hospital Sírio-Libanês, capital, havia pouco mais de um mês, tratando de uma pneumonia. No dia último dia 10, no entanto, ela foi encaminhada à UTI, após sofrer uma parada cardíaca.

Pelo Facebook, o Instituto Tomie Ohtake, um dos centros culturais mais relevantes da cidade, lamentou a perda de sua criadora. "É com grande tristeza que o Instituto Tomie Ohtake comunica o falecimento da nossa querida patrona, Tomie Ohtake. O velório será realizado amanhã, dia 13 de fevereiro, no Instituto Tomie Ohtake, de 8:00 às 14:00 horas, localizado na Rua Coropés n. 88, no bairro de Pinheiros, São Paulo. Agradecemos todas as manifestações carinhosas recebidas".

Nascida em Quioto, em 1913, a artista foi naturalizada brasileira depois de visitar o País e não conseguir voltar ao Japão. Suas obras se misturam à história da arte contemporânea brasileira e foram feitas ao longo de 50 anos de carreira. Ela é mãe do arquiteto Ruy Ohtake, criador de construções famosas por seu aspecto moderno, como o Hotel Unique, o Terminal Sacomã e o Ohtake Cultural, todos em São Paulo.

Educada para ser dona de casa, ela começou a pintar aos 40 anos, depois de criar os dois filhos, e transformou-se em unanimidade internacional entre colegas e críticos de sua profissão. Na década de 60, já instalada no Brasil e casada com com o engenheiro agrônomo Oshio Ohtake, Tomie foi seduzida pela arte abstrata e viu sua carreira dar um salto depois de ser convidada para mostrar suas obras na Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo dos anos, a artista passou a ser conhecia como a primeira dama das artes no Brasil, assumindo o posto que antes era de Tarsila do Amaral. Entre suas criações mais famosas estão as esculturas no MASP, em São Paulo, da orla de Santos e da obra comemorativa de 80 anos de imigraçao japonesa na Av. 23 de Maio.

Fonte: Terra

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }