SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

"Depressão nem sempre vem acompanhada de tristeza; fique atento"

"É fato que se trata de uma doença silenciosa. Muitos a chamam de o mal do século. O que ainda parece pouco divulgado é que a depressão nem sempre vem acompanhada de tristeza. Embora sentir-se melancólico seja um sintoma nuclear, existem outros, como a dificuldade em encontrar prazer em atividades corriqueiras e mesmo a falta de energia no dia a dia. “Muitas vezes, a pessoa está com um quadro depressivo que vai se manifestar mais na atividade do que naquilo que seria mais evidente. A recomendação é que seja feita uma avaliação mais criteriosa, considerando outros sinais e sintomas da doença”, explica o psiquiatra Alexandre Aguiar.

Desde a década de 1970, a comunidade médica tem uma concepção mais elástica do que seja a depressão. A ideia da doença associada à melancolia, ao choro e à falta de ânimo tem convivido cada vez mais com outros quadros. Segundo o psiquiatra Kalil Duailibi, essas “variações” costumam ser mais comuns em homens. “Eles apresentam quadros diferentes, caracterizados pela irritabilidade, pelas explosões, pelo mau humor e também pela dor física”, destaca o também professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (Unisa) e ex-coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.

A American Psychiatric Association divulgou um estudo mostrando que, de uma forma geral, a prevalência da depressão em pacientes do sexo masculino é tão grande quanto em mulheres. “Não tem mais aquela história de duas mulheres com depressão para um homem deprimido. Neles, no entanto, as características estão mais ligadas a dores e irritabilidade”, completa Duailibi. O sujeito não necessariamente está melancólico e choroso. A doença pode esconder-se por trás da dificuldade para dormir, da falta de paciência com tudo e com todos, por exemplo. “Chamamos de depressão aparentemente sem doença. A pessoa não está lamentando a vida, mas, de alguma forma, o corpo chora”, ressalta o médico."


Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/10/19/interna_ciencia_saude,394235/depressao-nem-sempre-vem-acompanhada-de-tristeza-fique-atento.shtml

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }