Tira
A tira é um gênero textual em que uma sequência de quadrinhos apresenta personagens fictícios, em situações também fictícias.
A tira ou tirinha surgiu como alternativa à falta de espaço nos jornais para a publicação de entretenimento e a denominação tirinha remete à forma do texto, que é produzido em praticamente todo o mundo, pois tem espaço garantido nos jornais, em revistas, agradando leitores de todas as faixas etárias.
No Brasil, o autor Maurício de Sousa criou personagens de tirinhas muito conhecidos, como a Mônica, a Magali, o Cascão, o Cebolinha. Outra personalidade das tirinhas é a Mafalda, uma garotinha questionadora e preocupada com a humanidade. Criada pelo cartunista argentino Quino, está presente com frequência em questões de provas e vestibulares.
Atualmente, a tirinha tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas. Esse gênero textual recebeu, nos últimos anos, evidência nas redes sociais por chamar a atenção dos leitores por meio do humor e da sátira, fazendo-os refletir sobre os temas propostos.
Charge
A charge é um tipo de texto de humor que utiliza notícias do cotidiano e trabalha, em geral, com figuras reais (pessoas públicas, conhecidas) representadas de forma caricata. A charge satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço. De modo crítico, esse gênero textual recria o acontecimento de uma forma ficcional e cria com a notícia uma afinidade intertextual. Desse modo, a charge torna-se importante, pois critica, satiriza episódios reais e atuais, muitas vezes no campo da política, ciência, economia, futebol, relacionamentos, artes, consumo e evidencia aversão e descontentamento em relação a alguma situação. A caricatura aparece muitas vezes na construção de charges e é quase sempre utilizada para descrever personagens. Com a larga utilização da internet, vários sites passaram a apresentar as charges também animadas em modo flash.
Disponível em: .
Disponível em: .
Em resumo
Charge e tira são textos vinculados pelo caráter humorístico, mas diferentes quanto a determinadas particularidades de produção. A tira apresenta personagens e situações fictícias enquanto a charge baseia-se em situações e personagens reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário