SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Qual dos quadros é o falsificado?




A primeira exposição de 2015 realizada pela Dulwich Picture Gallery, em Londres, pode pegar os visitantes desavisados de surpresa. As obras escolhidas não surpreendem: todas fazem parte da coleção permanente do local. Mas o que o artista conceitual Doug Fishbonepretende despertar com a mostra Made In China está além da contemplação despretensiosa.

A partir do dia 10 de fevereiro, uma das peças será substituída por uma réplica encomendada da China. A identidade da pintura será mantida em sigilo, desafiando o público a encontrá-la enquanto examinam os detalhes dos óleos que contam a história da arte pelos corredores do local.


O objetivo de Fishbone é questionar a importância da originalidade das peças de arte. Vale ressaltar que mestres como Ticiano e Rubens incentivavam seus aprendizes a copiarem suas obras-primas como forma de aprimorar a técnica. No próprio museu, existe uma área dedicada às reproduções de Venus e Adonis e outra onde ficam as reproduções de Windmills, de Ruisdael, pintadas por artistas visitantes.

Durante os três meses da mostra, os visitantes poderão participar de um concurso tentando descobrir qual das 270 obras permanentes é a falsificada. O segredo será revelada no dia 28 de abril – data na qual a pintura original e a cópia serão penduradas lado a lado – e as respostas vencedoras entrarão em um sorteio para ganhar uma das cinco reproduções feitas das obras do acervo.

Made in China: A Doug Fishbone Project
Data: de 10 de fevereiro a 26 de julho
Local: Dulwich Picture Gallery
Endereço: Gallery Road, London, SE21 7AD
Horário: de terça à sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 11h às 17h













Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...