SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 6 de julho de 2014

Moça com Brinco de Pérola volta para casa


Museu Mauritshuis reabre com acervo completo



Esta semana, Haia, na Holanda, volta a aparecer no circuito mundial de arte com a reabertura do Mauritshuis, considerado um dos mais belos museus do mundo e lar de um dos principais acervos da Era Dourada da pintura holandesa. O museu reabre com seus quase 800 quadros do acervo permanente expostos, entre eles obras-primas como Moça com Brinco de Pérola e Vista de Delft, ambos de Johannes Vermeer, Lição de Anatomia do Dr. Nicolaeus Tulp, de Rembrandt e The Goldfinch, de Carel Fabritius.

Durante os dois anos em que passou por extensa reforma, avaliada em 30 milhões de euros, a maior parte de seus quadros pôde ser apreciada em diversos outros museus, em especial o Gemeentemuseum Dan Haag, também em Haia. Já as mais importantes estiveram em turnê, visitando países como Japão, Estados Unidos e Itália.


Construída entre 1636 e 1644 para ser a morada do Conde Maurício de Nassau - daí seu nome -, então governador da colônia holandesa no Brasil, o edifício que abriga o museu foi comprado em 1820 pela Coroa para guardar o acervo da Royal Collection of Paintings, e aberto para visitação pública em 1822. Segundo a doutora Emilie Gordenker, diretora do espaço, um dos principais objetivos da renovação conduzida pelo arquiteto holandês Hans van Heeswijk era preservar o belo prédio do século 17, um dos expoentes mais representativos da arquitetura classicista daque país.

A restauração, tanto interna quanto externa, reproduz fielmente suas características quando da inauguração e previu novo sistema de iluminação e ar condicionado, que favorecem a apreciação das obras. Além disso, a casa do outro lado da rua, construída nos anos 1930, foi incorporada à estrutura do museu e praticamente dobrou sua capacidade expositiva. A conexão com o prédio antigo é feita por um foyer subterrâneo com pé-direito duplo, onde foram instaladas a entrada principal e uma loja de presentes, além de um charmoso café no mezanino. “Com isso, temos um museu com acervo de qualidade, espaço expositivo e instalações renovadas à altura das necessidades de nossos visitantes”, comemora a doutora Gordenker.

Para celebrar a ocasião, o museu apresenta suas origens na exposição Mauritshuis -The Building, em cartaz até 4 de janeiro de 2015. A história da construção da casa e os anos em que Maurício de Nassau governou o Brasil estão contemplados em pinturas, vídeos, objetos e documentos no salão que ocupa o segundo andar do novo prédio. “As pessoas vêm aqui ver Moça com Brinco de Pérola, mas certamente se encantarão por todo o mais que temos aqui”, revela nossa anfitriã.


Mauritshuis -The Building
Local: Mauritshuis
Endereço: Plein 29, Haia - Holanda
Data: até 4 de janeiro de 2015




































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...