• Antecipar ou predizer conteúdos ou propriedades dos textos (levantar hipóteses).
• Localizar/recuperar (e sequenciar) informações explícitas.
• Checar antecipações (hipóteses) e reformulá-las.
• Identificar implícitos e o efeito de sentido decorrente de determinados usos expressivos da linguagem, da pontuação e de outras notações, da escolha de determinadas palavras ou expressões.
• Identificar efeitos de ironia ou humor.
• Inferir o sentido de palavras ou expressões, considerando o contexto do texto.
• Estabelecer relações entre imagens, texto verbal, gráficos, tabelas e infográficos.
• Sintetizar informações.
• Analisar os recursos expressivos das linguagens e interpretar seus efeitos de sentido, relacionando textos com seus contextos, considerando as condições de produção e recepção.
• Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos usados na construção dos efeitos de sentidos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
• Estabelecer relações lógico-discursivas (identificar/distinguir e relacionar fato e opinião; causa/efeito;tese/argumentos; problema/solução; definição/ exemplos etc.).
• Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
• Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições, substituições e os elementos
coesivos que contribuem para a continuidade do texto e sua progressão temática.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.