terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Toda felicidade e ainda seria insuficiente a você caro amigo, mas tenho desejos...



"Gostaria de lhe desejar tantas coisas, mas nada seria suficiente. 
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. 
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, 
ao rumo da sua felicidade."
Carlos Drummond de Andrade

Foto de Aroldo Vieira de Souza

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Que venha 2014!





*Sim. * *O novo ano nos chama! * 
*Vá correndo de braços abertos para ele. * 
*Sem hesitação! *
 *Entoe o mantra da sua coragem. * 
*Agarre cada oportunidade com * *os (a)braços *
*do seu coração. * 
*- Lígia Guerra -*

ANO NOVO COM ART NOUVEAU


Na semana que se inicia, a Terra completa mais uma volta em torno do sol, nossa ocidental contagem do tempo indica que um novo ano começará. Hora de recarregar energias e projetar novos desafios e esse período é propício para falar de uma das filosofias estéticas mais inovadoras da história, o movimento Art Nouveau.


de Alphonse Mucha

Aproveito a visita que fiz ao Museu de Arte Nova em Aveiro/Portugal (última foto) para tratar da significativa contribuição desse movimento modernista para as artes, a arquitetura e a vida em sociedade.

A ideia de dar maior funcionalidade à beleza, à arte, foi central no movimento da Arte Nova, o intuito era distribuir melhor os espaços aliando isso a incitação de produzir uma estética criativa.

A fotografia sequencial usada para estudar a motricidade humana e no pioneirismo do cinema científico foram ações inspiradas na Arte Nova. Assim como, o uso da geometria da espiral logarítmica (proporção áurea) revitalizaram os estudos evolucionistas da área da biologia.

Abajures de Louis Comfort Tiffany

Outra área em que esse estilo foi muito influente e teve grande impacto no modo de vida que levamos hoje foi a saúde. A criação de ambientes mais higienizados, que tenham cuidado com a precaução de doenças, pode ser relacionada ao movimento de Arte Nova.

Bem como, desenvolver condições de vida mais saudáveis, promover espaços de lazer distantes das indústrias e fábricas para os trabalhadores e a própria ideia da legitimidade das férias para a saúde mental das pessoas.

Curvas e cores de Gaudí

Fica evidente que a Arte Nova propõe uma fusão entre arte e ciência, seu apogeu foi no fim do século XIX e primeiras décadas do século XX. Suas interpretações são múltiplas em cada região, a Europa sem dúvida é onde sua influência é mais decisiva, mas o mundo experimentou princípios do Art Nouveau.

Em contrapartida a arte tradicional linear em que a beleza poderia se justificar por si só, esse estilo prioriza as cores, as curvas da natureza e valoriza a feminilidade das formas e sua utilidade/conforto.

Metrô de Paris, imagem que remete a Art Nouveau

A Arte Nova era o estilo de nomes distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alphonse Mucha, René Lalique, Antoni Gaudi e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou a Arte Nova a sua própria maneira.

Sem dúvida o fecundo período conhecido como Belle Époque não existiria sem a Art Nouveau, hoje considerado como um estilo “total”, ou seja, abrange todas as escalas da estética.

A Árvore da Vida de Gustav Klimt

Um ano novo sempre remete a uma arte nova, a uma vida que se renova. Todo exercício criativo é o que diferencia o ser humano de outros seres vivos, se faz necessário nos desafiar, como fizeram aqueles que se inspiravam na Arte Nova, para apresentar outro modo de se expressar, usar os espaços e dar sentido a eles em uma nova forma de ver a vida.

Casa Batlló - de Antoni Gaudí en Barcelona

Museu de Arte Nova de Aveiro

Fonte: Obvious

Reserve




"Que a vida te reserve as melhores surpresas e os melhores abraços".
Wanderly Frota

domingo, 29 de dezembro de 2013

sábado, 28 de dezembro de 2013

Um destino luxuoso em Maceió por Casa Vogue




Para encontrar lugares destinados ao lazer, com belas acomodações e cenários paradisíacos, não é necessário ir muito longe e procurar fora do Brasil. Por aqui mesmo, na Barra de São Miguel, em Maceió, foi criado o Kenoa, um misto de spa e resort, que segue o padrão eco chic, muito utilizado atualmente na arquitetura e no design. O projeto, que visa trazer o que há de melhor em um ambiente de atmosfera natural, foi realizado pelo arquiteto OsvaldoTenório. Ele conseguiu criar um espaço autêntico, com exterior que lembra o de cabanas, porém com interiores totalmente diversos.

“No Kenoa buscamos reunir o que há de mais moderno em conforto e decoração, para tornar o ambiente intimista e personalizado”, conta Pedro Marques, CEO do resort. Essa relação de identificação com o lugar, que cria uma sensação quase pessoal, pode ser percebida desde as menores acomodações, com 45 m², até as maiores, que chegam a 200 m². E o aconchego está por todo local, que conta com um fitness center e um spa onde são realizados tratamentos com produtos Shiseido e Germaine de Capuccini. As áreas sociais com vista para o mar completam essa experiência agradável - como o restaurante, wine bar e lounge Kaamo, comandado pelo célebre chef César Santos.

Além da preocupação com o bem estar dos hóspedes também há um grande cuidado com a natureza local. Toda mata nativa retirada dali para a construção do resort foi reaproveitada no paisagismo. A madeira é de reflorestamento. A energia também é poupada com a utilização de painéis solares para iluminação. A preocupação com os detalhes levou o Kenoa a receber este ano o título de hotel mais sexy pelo Le Miami Awards - premiação que identifica hotéis com novos estilos de luxo. “Estamos apenas no início da nossa trajetória; queremos inserir cada vez mais Alagoas no turismo de luxo internacional”, completa Marques.











Mensagem de Ano Novo muito especial!


Além de estarmos no período de férias escolares e eu não vera necessidade de preparar muito material novo, são os dias para recarregar as baterias pra entrar o ano com tudo. mas vi a necessidade de postar algo aqui depois que uma das pessoas que sigo no Facebook me encaminhou esta mensagem que foi originalmente postada neste link. Posto aqui não só pelo conteúdo, mas pelo prazer que é ver um texto bem escrito numa linguagem regional. Isso dá margem pra pensarmos em tantas coisas relacionadas à Variação Linguística, por exemplo, mas quero ficar apenas na mensagem do texto.
mensagem-de-ano-novo

Conselhos de um cearense para um 2014 bem pai d’égua.
Sobre as suas metas para o Ano Novo

1. Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
2. Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.
3. Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.
4. Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.

Sobre o amor

1. Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe
2. Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
3. Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.
4. Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.
5. As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.
Sobre o trabalho

1. Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.
2. Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não aguenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar. Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.
3. Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol. Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.
Sobre a sua vidinha

1. Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.
2. Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.
3. Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.
4. Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.
Arrumação motivacional

1. No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
2. Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.
3. Prá começar o ano dicunforça:
4. Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
5. Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:
Sai mundiça !!!
6. Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:
Queima raparigal !!

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2014, afinal de contas você é cearense. E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.

Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.

Respeite como vai ser pai d’égua esse 2014.

Que realmente seja um ano maravilhoso para todos nós!

RECOMPENSA DO SENHOR



"Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer..."
Efésios 6.8

"A Palavra nos ensina que não há nada encoberto para Deus                 (Lc 12.2), o qual enxerga até os mínimos detalhes – 
inclusive, as intenções do coração. 
Mesmo os organismos mais microscópicos, como os vírus, estão descobertos diante do Senhor. Por isso é bom sempre termos bons propósitos em tudo. O cristão que usa de engano nos negócios, faz planos maquiavélicos para conseguir seus objetivos, ou se deixa levar por pensamentos pecaminosos, sem dúvida, irá arrepender-se de seus intentos um dia. 
As obras do inferno são bem-sucedidas em alguns de seus ataques contra os filhos de Deus, 
porque muitos nutrem desejos errados, vivendo em duplicidade: por fora, parecem santos, mas, por dentro, são imundos. 
Quando estava aqui no mundo, Jesus não precisava que alguém Lhe falasse do homem, pois Ele bem conhecia a natureza que havia nele.
O Senhor não perdeu a Sua capacidade de nos sondar, mas não fica com a caderneta e a caneta na mão, pronto para registrar os erros que praticamos. 
Ele anota os bens que realizamos. 
Tendo isso em mente, você não precisa preocupar-se com os atos errados e com o medo de cometê-los, pois, fazendo o bem, o ser humano passa a viver em outra atmosfera, de modo que nem tem tempo para pensar no pecado. 
Portanto, dê mais de si a Deus por meio da prática de boas obras; assim, quando o último Dia chegar, você será surpreendido com a recompensa divina.
Não importa a sua posição na sociedade. Uma pessoa pode até se considerar insignificante, simples, que pouco tem a acrescentar aos demais; porém, para Deus, ela é de suma importância, uma vez que foi feita à imagem e semelhança dEle e veio ao mundo para cumprir um lindo sonho divino. Por isso, todos devem esforçar-se para fazer o que agrada ao Pai, para que, quando o dia da recompensa chegar, sejam tão importantes quanto qualquer outra pessoa.
Não é bom esquecer que Jesus prometeu que haverá galardão até para um copo de água fria que for dado a um de Seus pequeninos irmãos. Então, realizando coisas boas, você estará igualando-se ao Senhor, que andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo. Diante disso, faça o bem e prepare-se para sair do Juízo com as mãos cheias de bênçãos. 
Deus é fiel e cumprirá todas as Suas promessas."

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILMES SOBRE VINCENT VAN GOGH

Kirk Douglas, Tim Roth e mais recentemente o ator inglês Benedict Cumberbatch. Na década de 1990, até Martin Scorsese já havia feito. Estamos falando do pintor holandês, Vincent van Gogh (1853-1890) e os filmes sobre sua vida e obra. Sua trajetória intensa e trágica, atraiu os olhares e câmeras dos cineastas no último século.
01_van_gogh_painting_with_words.jpg"Van Gogh - Painting with Words".
O artista holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), é um dos artistas mais filmados. Talvez o misto de mistério em relação a sua doença, a ideia do suicídio - que recentemente foi desconstruída por historiadores -, as cores e expressividade das obras, seu temperamento difícil, as inúmeras biografias e laudos psiquiátricos tenham tenham fomentando na mente de diretores e roteiristas de todo mundo. Desde 1948 a vida do pintor holandês chegou as telas de cinema - ou diretamente para televisão. O fascínio, pela vida atormentada e trágica de Vincent gerou mais de uma dezena de filmes e curtas. Cada um com uma visão que busca elucidar sua trajetória pessoal. Alguns são obras-primas cinematográficas, outros bela biografia e ainda há outros que estão para divertimento.
Confira alguns filmes imperdíveis sobre a vida do artista que mais atraiu os olhares das câmeras:
Van Gogh (Van Gogh) Direção: Alain Resnais Ano: 1948
02_Van_Gogh_de_Alain_Resnais.jpgVan Gogh de Alain Resnais.
Curta produzido pelo cineasta francês Alain Resnais, é uma encomenda para coincidir com uma exposição que ocorreria sobre Van Gogh em Paris. Filmado inicialmente em 16mm, foi refeito em 35 mm. O curta ganhou um prêmio na Bienal de Veneza em 1948 e o Oscar de Melhor Curta.
Por que assistir? Esse é o primeiro filme tratando sobre Van Gogh. Resnais através de um "passeio" por entre as telas e narração demonstra as transformações emocionais e artísticas pelas quais passa o pintor. Se utilizando de montagem, closes, ângulos e planos, e ritmo das cenas, Resnais penetra em cada obra oferecendo uma visão unica. Realizado em preto e branco - o que só comprova o poder das obras de Van Gogh. Mais do que uma ode a Van Gogh, o curta é um dos exemplos de experimentação cinematográfica.
Sede de Viver (Lust for life/A Vida Apaixonada de Van Gogh) Diretor: Vincent Minnelli Ano: 1956
03_Sede_de_Viver_de_Vincent_Minnelli.jpg"Sede de Viver" de Vincent Minnelli.
Adaptado do livro "Lust for life" (Sede de Viver) do romancista americano Irving Stone (1903-1989), o filme se inicia em 1877, com Van Gogh em sua tentativa de ser pastor na Bélgica, junto aos mineiros. Vivido pelo ator Kirk Douglas, o jovem Vincent no decorrer da película conhece outros artista, passa por desilusões amorosas. O filme culmina com o intenso convívio com o pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), interpretado por Anthony Quinn.
Por que assistir? 'Sede de viver' poderia ser um daqueles filmes que enaltecem a figura do artista, quase divinizando sua figura. Por meio de enquadramentos, jogos de zoom e uma trilha sonora intensa e tocante, Minnelli consegue construir uma narrativa para demonstrar a trajetória do artista em seus momentos de rupturas. Cada cena parecer ter sido baseada em uma de suas pinturas, tamanho o preciosismo da fotografia. As imagens de suas obras ainda são utilizadas para intensificar elementos de sua personalidade conflitante e suas crises emocionais. Sem contar a interpretação intensa e marcante de Douglas e Quinn - e pela qual foram agraciados com Oscar e Globo de Ouro.
04_Sede_de_Viver_de_Irving_Stone.jpg"Sede de Viver" de Irving Stone.
05_Cena_de_Sede_de_Viver_com_Kirk_Douglas_e_Anthony_Quinn.jpgCena de "Sede de Viver", com Kirk Douglas e Anthony Quinn.
Vincent & Theo (Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio) Direção: Robert Altman Ano: 1990
06_Vincent_e_Theo_de_Robert_Altman.jpg"Vincent e Théo", de Robert Altman.
O filme de Altman - que originalmente seria uma mini-série para exibição na Holanda - conta a história Vincent van Gogh, vivido pelo ator Tim Roth, através de sua relação com seu irmão mais novo - e mantenedor - Theo Van Gogh. A cena inicial é com leilão do quadro "Girassóis" por £ 39.850.000, é o ponto inicial para narrar a tempestuosa vida de um dos pintores mais caros do mundo, que no entanto, viveu na pobreza e na loucura. Situação ricamente construída por Altman em cada cena.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Desejo que a sua vida inteira seja abençoada



“Desejo que a sua vida inteira seja abençoada, cada pequenino
trecho dela, em toda a sua extensão.
Que cada benção abrace também as pessoas que ama e seja
tão vasta que leve abraço a outros tantos seres, sobretudo áqueles
que mais sofrem, seja lá porque sofrem.
Desejo que os nós que apertam o seu coração sejam gentimelmente
desatados e que os sentimentos que os formaram se transformem na
abertura capaz de criar laços de afeto.
Desejo que o seu melhor sorriso, esse aí tão lindo , aconteça incontáveis
vezes pelo caminho.
Que cada um deles crie mais espaço em voce.
Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói.
Que cada um deles cante uma luz que, mesmo que ninguém perceba,
amacie um bocadinho as durezas do mundo".
Ana Jácomo

Queridos, é o meu desejo para vocês!
Feliz Natal!
Grande e forte abraço, Aline Carla Rodrigues.