Dos mundos náufragos, dois navios afundados. Duas séries fotográficas produzidas e exibidas debaixo d'água.
O artista e fotógrafo austríaco
Andreas Franke é famoso por seus efeitos surreais e naturezas mortas. Seu trabalho pode ser visto em campanhas de grandes marcas como Coca-Cola, Ford, General Electric, Gillette, Heineken, Nike, Visa, entre outras. Além de sua paixão pelas artes visuais, Franke é um viajante. Sua carreira é inteiramente influenciada pelas viagens que fez e lugares por onde passou. Veio daí sua paixão pelo mergulho, e a ideia de elaborar uma série fotográfica debaixo d'água.
Em sua série "Vandenberg", o artista levou uma equipe de mergulho a 43 metros de profundidade, a 11 km da costa de Key West, na Flórida, para o famoso navio "Gen. Hoyt S. Vandenberg" - usado pela Marinha americana na Guerra Fria e que foi forçadamente naufragado para virar um dos maiores recifes artificiais do mundo. O gigante de 159 metros de comprimento e cerca de 17 mil toneladas é o deslumbrante cenário para suas fotos que retratam cenas cotidianas dos anos 50.
Já em sua nova série "Stavronikita" - navio vítima de um incêndio há mais de 20 anos, próximo à Costa de Barbados - o artista propõe um outro tema: encenações do tempo "Rococó Europeu", combinando os cenários do navio naufragado com os cenários produzidos em estúdio.
Para o artista, suas séries com os náufragos representam o poder expansivo da vida, numa atmosfera ficcional e inesperada. Veja abaixo o vídeo que mostra a exibição, debaixo d'água, com quadros das duas séries nos respectivos navios:
Leia mais: http://obviousmag.org/sphere/2013/03/debaixo-dagua.html#ixzz2MgH7DpVY
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.