domingo, 21 de outubro de 2012

Renascimento alemão no Masp


  (Foto: Samuel Brosset)   A insistência do curador Teixeira Coelho trouxe ao Museu de Arte de São Paulo mais uma mosta internacional. O Masp abre sexta-feira a mostra Luzes do Norte, cuja temática são as gravuras do Renascimento alemão, uma produção importante da arte europeia que nem sempre figura nas exibições mais blockbusters. A coletânea reúne trabalhos de 23 artistas do século 16, todos eles doados ao Louvre pela família do Barão Edmond Rothschild, um grande colecionador. Pascal Torres, curador responsável pela sessão “gravuras e desenhos” no museu francês, foi responsável por escolher as 61 obras que vieram ao Brasil.
Entre os destaques estão as gravuras de Albrecht Dürer, Santo EustáquioO Rinoceronte eA Santíssima Trindade. O autor tem valor inestimável para a história da arte, pois não apenas levou o Renascimento para o norte da Eupora, mas exportou o germanismo para o sul do continente, melhorando, no caminho, a reputação das gravuras. “Dürer permaneceu o maior nome da gravura até a chegada de Rembrandt. Foi com esta expressão artística que ele firmou seu nome internacional ainda em sua própria época”, ressaltou Teixeira Coelho.
  (Foto: Samuel Brosset)
Outras obras importantes são Retrato de Martinho Lutero com hábito de frei agostiniano, buril de Lucas Cranach, e os dois óleos do acervo do Masp incorporados à exposição, Retrato de Jovem Aristocrata (Um Jovem da Família Rava), de Cranach e O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey, c. 1542, feito por Hans Holbein. A mostra, que fica no segundo andar do Masp até 13 de janeiro, dá sequência à série de exibições de gravuras e desenhos promovida pelo museu, que já teve Goya, Chagall, Max Ernst, Sigmar Polke e uma exposição de desenhos espanhóis do século 20.
Luzes do Norte
Local: Masp
Endereço: Av. Paulista, 1578, Bela Vista – São Paulo
Data: até 13 de janeiro de 2013
Horário: Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h, quinta-feira das 10h às 20h
Ingresso: R$ 15,00 adulto, R$ 7,00 estudante (crianças até dez anos e adultos acima de 60 anos não pagam)
  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: João Musa)

  (Foto: João Musa)

  (Foto: RMN / Other Images)

  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: Samuel Brosset)

  (Foto: Samuel Brosset)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.