Uma situação que bem ilustra a presente afirmativa é simples, simples. Bastando para isso que recorramos ao caso do sujeito e predicado. “O sujeito vem antes do predicado”.
Ora, será mesmo que não poderá vir antes?
Atormentada a aluna estava.
E aí, como explicar a ocorrência?
Servimo-nos destes pressupostos para evidenciarmos de forma plena o tema em questão, o qual também se adequa a essa mesma situação. Muitas vezes temos a noção de que os verbos de ligação são apenas representados por “ser, estar, permanecer, ficar”. Mas, afinal, por que são assim denominados?
Diante dessa perspectiva, engajar-nos-emos rumo a mais uma descoberta, tendo como suporte o exemplo supracitado:
A aluna estava atormentada. Analisando-a, levando-se em consideração suas características sintáticas, obteríamos:
A aluna – sujeito simples
estava – verbo estar (de ligação)
atormentada – predicativo do sujeito.
Esses dois últimos termos representam o ponto-chave de nossa discussão, pois o referido verbo (estar) ocupou-se da função de ligar o sujeito a uma qualidade (atormentada) – motivo de ele assim se caracterizar. Percebeu como se torna fácil ao optarmos por uma análise mais aprofundada em detrimento a meros superficialismos?
Pois bem, ainda há outros pormenores aos quais devemos uma merecida atenção – o fato de os verbos de ligação exprimirem distintas características em relação ao sujeito. Vejamo-las, portanto:
* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver.
Exemplos:
Carlos é estudioso. (ele possui sempre essa característica)
Pedro vive alegre. (idem à prerrogativa anterior)
* Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se.
Ex: Minha melhor amiga encontra-se doente. (constatamos que se trata de algo momentâneo, mas que irá passar)
* Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se.
Ex: Mariana ficou bonita, sem ao menos percebermos. (literalmente, identificamos uma mudança advinda do próprio sujeito)
* Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Ex: Fabiana continua eufórica. (aqui, notamos que se trata de algo ininterrupto)
* Estado aparente – verbo parecer.
Você parece preocupada. (revela-se pela impressão que temos do próprio sujeito)
Observações passíveis de nota:
Como dito anteriormente, a análise contextual é de suma importância para que possamos identificar de fato qual a posição ocupada por um determinado verbo, pois, dependendo do enunciado em que se encontra inserido, pode desempenhar outra posição, diferente da convencional. Assim, temos:
* O verbo “ser” pode também ser intransitivo quando seu significado se equivaler a “realizar-se”, “ocorrer”, acompanhado sempre de um adjunto adverbial de tempo ou lugar.
Ex: A solenidade de formatura será no Central Park.
Sujeito |verbo intransitivo | adjunto adverbial de lugar
* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.
Ex: Os candidatos permanecem na sala de provas.
Sujeito | verbo intransitivo | adjunto adverbial de lugar
* Em determinados contextos linguísticos, haverá a possibilidade de os verbos transitivos e intransitivos ocuparem o posto de verbo de ligação.
Ex: Aqui a menina vira um anjo.
aqui - adjunto adverbial de lugar
a menina – sujeito
vira – verbo transitivo direto
um anjo – objeto direto
* O predicativo do sujeito também poderá ocorrer com verbos intransitivos ou transitivos.
Ex: A aluna, atormentada, caminhava pela escola.
Sujeito |predicativo | verbo intransitivo
Viu como é fácil? Agora vamos aos exercícios de fixação sobre os verbos de ligação.
Questão 01
Em se tratando da predicação, um mesmo verbo pode ora se classificar como transitivo, ora como de ligação. Em face dessa realidade linguística, explicite seus conhecimentos acerca do porquê de tal aspecto, levando em conta, sobretudo, o contexto em que o verbo se encontra inserido.
Questão 02
Considere estes versos de Olavo Bilac:
1- “Longe do turbilhão estéril da rua,/Beneditino, escreve!”:
2- “De tal modo, que a imagem fique nua […]”
3- “E, natural, o efeito agrade,/Sem lembrar os andaimes do edifício”.
Os verbos em destaque classificam-se, respectivamente, como:
a) intransitivo – de ligação – transitivo direto.
b) transitivo direto – intransitivo – intransitivo
c) transitivo – intransitivo – transitivo
d) transitivo – de ligação – intransitivo
e) transitivo direto – de ligação – transitivo direto e indireto
Questão 03
Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.
Questão 04
Analise os pares de orações que seguem e aponte as diferenças demarcadas pela predicação verbal, tendo em vista o contexto em que se encontram inseridos os verbos que os constituem:
a – Maria anda depressa.
b – Ando meio tristonho nos últimos dias.
c – A professora virou uma fera ao presenciar tal ato.
d – A cadeira virou, de tão pesada que estava.
e – Ao saber da notícia, ele caiu numa profunda tristeza.
f – A plateia caiu da arquibancada, que não oferecia nenhuma segurança.
GABARITO
Questão 01
Acerca da afirmativa demarcada no enunciado da questão, cabe ressaltar que tal ocorrência se manifesta quando um mesmo verbo – a depender da situação comunicativa em questão –, pode se apresentar como nocional (transitivo/intransitivo) – retratando a ideia voltada para uma ação; e como não nocional (de ligação) – indicando um estado de ser do sujeito.
Questão 02
Alternativa A
Questão 03
Alternativa D
Questão 04
Par A/B, respectivamente:
anda depressa – verbo intransitivo (ação)
ando tristonho – verbo de ligação
Par C/D –
virou uma fera – verbo de ligação, visto que confere a ele uma ideia de tornar-se
a cadeira virou – verbo intransitivo
Par E/F –
caiu numa profunda tristeza – verbo de ligação
a plateia caiu – verbo intransitivo (ação)
Fonte:https://portugues.uol.com.br/gramatica/os-verbos-ligacao-suas-minuciosidades.html
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