terça-feira, 31 de julho de 2018

CHARGE E CARTUM



"O vocábulo italiano caricatura (na origem, ato ou efeito de carregar) parte exatamente do mesmo ponto e chega a resultado muito parecido. Parece claro que um surgiu como tradução do outro, mas tudo indica que caricatura veio primeiro: em italiano, data de fins do século 16 essa acepção da palavra, segundo o Houaiss. A charge francesa nasceu cerca de cem anos depois.

Cartum é termo mais recente, importado nos anos 1960 do inglês cartoon – este vindo do italiano cartone, “cartão”, o suporte onde se desenhavam os tais rabiscos.

Sinonímia à parte, vamos às diferenças. A caricatura tem uma acepção estrita de desenho (especialmente de pessoas) em que se exageram traços com objetivo crítico e cômico. Nesse sentido é estática, não precisa contextualizar nada ou contar história alguma. Basta brincar com as características físicas do personagem.

A charge, também vista de forma estrita, quase sempre inclui o recurso à caricatura, mas isso não é obrigatório. O que a caracteriza é contar e expor criticamente – em geral num único quadro – uma historinha, uma situação. Tem contexto, costuma vir com um esboço de cenário e, com frequência, recorre a balões ou legendas.

Já a palavra cartum, quando não é empregada como sinônimo das outras duas, pode querer dizer o mesmo que história em quadrinhos – em especial HQ daquele subgênero tradicional na imprensa, também chamado tirinha, que conta uma história em poucos quadros, geralmente três."

Fonte: Veja

sexta-feira, 27 de julho de 2018

"Feliz de quem entende que é preciso mudar para ser sempre o mesmo."

"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.
Feliz de quem entende que é preciso mudar para ser sempre o mesmo."
Dom Helder Câmara

ECLIPSE LUNAR - LUA CHEIA VERMELHA, IMPERDÍVEL!



"Quando se deseja alguma coisa, de verdade, os obstáculos passam a ser etapas, porque nenhum contratempo poderá distanciá-lo do horizonte onde quer chegar."
Rita Lopes

segunda-feira, 23 de julho de 2018

"O verdadeiro patrimônio: um texto sobre o que realmente importa"


Um jovem advogado foi indicado para inventariar os pertences de um senhor recém falecido. Segundo o relatório do seguro social, o idoso não tinha herdeiros ou parentes vivos. Suas posses eram muito simples. O apartamento alugado, um carro velho, móveis baratos e roupas puídas. “Como alguém passa toda a vida e termina só com isso?”, pensou o advogado. Anotou todos os dados e ia deixando a residência quando notou um porta-retratos sobre um criado mudo.

Na foto estava o velho morto. Ainda era jovem, sorridente, ao fundo um mar muito verde e uma praia repleta de coqueiros. À caneta escrito bem de leve no canto superior da imagem lia-se “sul da Tailândia”. Surpreso, o advogado abriu a gaveta do criado e encontrou um álbum repleto de fotografias. Lá estava o senhor, em diversos momentos da vida, em fotos em todo canto do mundo.

Em um tango na Argentina, na frente do Muro de Berlim, em um tuk tuk no Vietnã, sobre um camelo com as pirâmides ao fundo, tomando vinho em frente ao Coliseu, entre muitas outras. Na última página do álbum um mapa, quase todos os países do planeta marcados com um asterisco vermelho, indicando por onde o velho tinha passado. Escrito à mão no meio do Oceano Pacífico uma pequena poesia:


Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que eu possa tocar,
Nada que se possa vender.

Eu que decidi viajar,
Eu que escolhi conhecer,
Nada tenho a deixar
Porque aprendi a viver.

Abraço!

Pedro Schmaus

Fonte indicada: Sedentário & Hiperativo

"Sofomaníaco: indivíduo estúpido que se acha extremamente inteligente "


"Muitos indivíduos não têm o conhecimento necessário para opinar com propriedade sobre um fato e, mesmo assim, opinam, inclusive não aceitando que ninguém os contrarie.

Há dias, deparei-me com esse conceito, que eu desconhecia. De início, refleti sobre mim mesmo, para ver se eu não me encaixava como exemplo, mas percebi que tento conhecer bem minhas limitações intelectuais. Então, comecei a procurar exemplos de sofomaníacos por aí e, obviamente, constatei que as redes sociais estão lotadas deles.

A palavra “estúpido” possui muitos significados, mas, nesse caso, conclui-se o mais adequado é tomá-la como sinônimo de “ignorante”, referindo-se a indivíduos que não têm o conhecimento necessário para opinar com propriedade sobre um fato e, mesmo assim, opinam. E o fazem se baseando em juízos de valor, em achismos, sem se aprofundarem sobre aquilo que se discute.


Hoje, assistimos a muitos embates entre grupos com ideologias diferentes, nas redes sociais principalmente, no que diz respeito a assuntos vários, relacionados à política, à religião, à sexualidade, aos governos, a relacionamentos, entre tantos outros. Qualquer questão minimamente crítica inicia uma avalanche de comentários e de postagens, muitas vezes agressivas, pois cada lado quer que seu ponto de vista vença, mesmo que por meio de argumentos pífios.

Comum, nesse contexto, proliferarem as notícias falsas – fake news -, que, muitas vezes, denigrem a imagem de alguém que esteja na berlinda naquele momento, através de inverdades, de fatos mentirosos, de calúnia e difamação.

Isso porque a internet parece uma terra de ninguém, ou melhor, parecia, porque, recentemente, muitos processos estão sendo movidos e causas vêm sendo ganhas, em favor de quem vê sua reputação manchada por fofocas infundáveis. No entanto, calúnias virtuais não estão mais circulando livremente impunes.


Cada um tem o direito de pensar o que quiser, porém, quando os pensamentos vão parar em registros virtuais, há necessidade de moderação e um mínimo de educação. Da mesma forma, não cabem, em pleno novo milênio, posturas extremistas, preconceituosas, que incitam ao retrocesso, após tanta luta para a conquista dos avanços que já se firmaram.

Ninguém é obrigado a gostar, a concordar, mas respeito é fundamental, sim, e imprescindível. Caso a pessoa exponha opiniões publicamente, terá que saber assistir a muita gente contrariando suas ideias, pensando exatamente o contrário, e isso não deve levá-la a agredir estupidamente, em vez de argumentar.


É preciso ter a consciência de que nada apaga o que se posta na internet, ou seja, assim como se deve proceder na vida, é necessário debater muita cautela, pesar bem as palavras antes de digitar em frente ao computador. Ou isso, ou encarar gente esbravejando, ou até mesmo abrindo processos judiciais. Tudo indica, ultimamente, que não haverá mais impunidade para os arrogantes que disseminam ódio e difamação pelas redes sociais. E isso é bom demais da conta."
Marcel Camargo

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página.

Fonte: Revista Pazes

Que tal fazer um arroz diferente para os amigos?


Receita de arroz carreteiro

Ingredientes

30 g de bacon
150 g de aparas de churrasco (picanha, alcatra Angus, baby-beef, wangus)
10 g alho picado
15 g cebola picada
10 g manteiga
30 ml de molho de carne
200 g arroz pronto
20 g tomate picado
15 g salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Aqueça uma panela, coloque o bacon e deixe “suar” derreter a gordura junte o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne, depois o arroz ... coloque o molho de carne e mexa bem. Acrescente por último o tomate e a salsinha. Corrija o sal e a pimenta e pronto! Dica: gotas de limão siciliano e pimenta acrescentam muito ao prato.

Estádio de Lusail terá energia sustentável que alimentará prédios vizinhos

O Lusail Iconic Stadium, construído na cidade de Lusail, deve ficar pronto até o final de 2020 e é o principal estádio da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Isso porque ele receberá a abertura e o encerramento do torneio mundial de futebol, além do jogo da final.

Localizado a 15km ao norte de Doha, o estádio de 223 mil metros quadrados e 40 mil lugares é assinado por Foster + Partners e Manica Archritecture e está sendo construído juntamente com a nova cidade, que receberá até 450 mil moradores e turistas. Embora a versão final do design não tenha sido revelada, o site Stadiumdb divulgou o que seria o mais próximo do que o estádio deve ficar.

Renderização do design divulgada pela Fosters + Partners em 2010, que já passou por mudanças (Foto: Divulgação / Fosters + Partners)

Ele, que será a atração principal da cidade, será capaz de funcionar em condições extremas de calor, que no verão pode atingir 50 graus. O sistema possibilita que dentro da arena a temperatura permaneça em até 26 graus.

Segundo a Foster + Partners, o estádio tem um design quase circular e um teto em forma de sela, que parece flutar acima da estrutura de concreto. O teto retrátil, na verdade, fica apoiado por um anel de colunas arqueadas.


O Lusail tem inspiração nas velas de um barco de pesca dhow, tradicional da região, e abre e fecha totalmente como um sistema de persianas. Com energia sustentável, o estacionamento e as áreas de serviço serão sombreadas por coletores solares, que produzirão energia para o estabelecimento durante o uso. Além disso, os prédios vizinhos poderão desfrutar da tecnologia verde.
Renderização do design divulgada pela Fosters + Partners em 2010, que já passou por mudanças (Foto: Divulgação / Fosters + Partners)


Por fora, o estádio ficará envolvido por piscinas modernas totalmente reflexivas. Quem quiser entrar no local precisará passar por lá por meio de seis pontes.
Renderização do design divulgada pela Fosters + Partners em 2010, que já passou por mudanças (Foto: Divulgação / Fosters + Partners)

Fonte: Casa Vogue

Pensamento do dia: com certeza há um Deus que faz justiça.


"Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito.
Dos céus ele me envia a salvação, 
põe em fuga os que me perseguem de perto; 
Deus envia o seu amor e a sua fidelidade."

Salmos 57:2,3

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Seis plantas para diminuir o seu stress


Conheça e aprenda como preparar receitas para relaxar



Você sofre de insônia, memória fraca, dificuldade de concentração, palpitações, ansiedade ou suores frios? Então pode ser que você esteja estressado. O melhor remédio para os sintomas do stress é parar todas as atividades estressantes imediatamente - mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Investir em plantas medicinais pode ajudar no processo de relaxamento, se preparadas como chás ou banhos. Portanto, se você se encaixou em alguns dos sintomas acima, as seis espécies de plantas a seguir vão te ajudar a acalmar a mente e a não perder o domínio da situação, mantendo sua saúde mental em dia.

Alho

Esta erva picante vem sendo usada e estudada há muito tempo. Ao todo, os historiadores médicos já descreveram mais de 100 usos não-culinários para o alho. Ultimamente ele tem sido tema de diversos estudos farmacológicos, mas a maioria se concentrou no papel do vegetal nas doenças cardiovasculares, câncer, no seu poder antibacteriano e antioxidante. Em alguns casos, pode ter efeitos comparáveis aos de medicamentos convencionais.



Receita para relaxar:
Amasse 3 dentes de alho e deixe de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tomar 3 xícaras diariamente.
Camomila

Seu chá é muito conhecido por acalmar os nervos, mas os benefícios dessa erva não param por ai. Os cientistas identificaram mais de 12 substâncias químicas ativas nas flores e folhas da camomila, que não apenas controlam o estresse, mas também aliviam o desconforto estomacal.



Receita para relaxar:
Faça o chá das folhas e flores (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
Alfazema

Os óleos presentes na alfazema, usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês, também ajudam a digestão, reduzem a ansiedade e combatem a insônia. Existem até mesmo evidências científicas de que um dos óleos da alfazema, o álcool perílico, pode vir a ser usado no tratamento do câncer.

Valeriana

Esta espécie proveniente da Europa e do Oeste Asiático teve seus benefícios descobertos há pouco tempo aqui no Brasil. Também conhecida como erva-dos-gatos (por ter efeitos excitantes e eufóricos nos felinos), possui propriedades medicinais e fitoterápicas que trazem benefícios ao corpo humano, atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia.



Receita para relaxar:
Ponha a erva desidratada (de alfazema, valeriana ou mesmo camomila) em um saquinho de gaze e amarre-o sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois é só relaxar.
Hortelã

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos. Também é um descongestionante poderoso. Um estudo constatou que o mentol, presente na hortelã, tem propriedades analgésicas significativas, sendo ótima para aliviar dores e relaxar os músculos.

Alecrim

Esta é uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde. Chamada inclusive de erva da alegria, os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim também é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável.


Receita para relaxar:
Pingue duas gotas de óleo de hortelã em um pano ou lenço de mão, aproxime-o do nariz e inale profundamente. Se tiver mais tempo, experimente acrescentar 2 gotas do óleo à água da banheira, junto com 4 gotas de óleo de alecrim, para um revigorante banho de imersão.

Fonte: Livro 1.001 Remédios Caseiros, Seleções Reader’s Digest

Moça Bonita


Moça Bonita
Geraldo Azevedo

Moça bonita
Seu corpo cheira
Ao botão da laranjeira
Eu também não sei se é
Imagine o desatino
É um cheiro de café
Ou é só cheiro feminino
Ou é só cheiro de mulher

Moça bonita
Seu olho brilha
Qual estrela matutina
Eu também não sei se é
Imagina minha sina
É o brilho puro da fé
Ou é só brilho feminino
Ou é só brilho de mulher

Moça bonita
Seu beijo pode
Me matar sem compaixão
Eu também não sei se é
Ou pura imaginação
Pra saber, você me dê
Esse beijo assassino
Nos seus braços de mulher
Em homenagem a moça Hilda Viera que tem 92 anos vividos com muita alegria!
Amo-te!
Aline Carla Rodrigues.

Blues da Piedade



Blues da Piedade

Cazuza


Agora eu vou cantar pros miseráveis

Que vagam pelo mundo derrotados

Pra essas sementes mal plantadas

Que já nascem com cara de abortadas

Pras pessoas de alma bem pequena

Remoendo pequenos problemas

Querendo sempre aquilo que não têm


Pra quem vê a luz

Mas não ilumina suas minicertezas

Vive contando dinheiro


E não muda quando é lua cheia

Pra quem não sabe amar

Fica esperando

Alguém que caiba no seu sonho

Como varizes que vão aumentando

Como insetos em volta da lâmpada


Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Pra essa gente careta e covarde

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Lhes dê grandeza e um pouco de coragem


Quero cantar só para as pessoas fracas

Que tão no mundo e perderam a viagem

Quero cantar o blues

Com o pastor e o bumbo na praça

Vamos pedir piedade

Pois há um incêndio sob a chuva rala

Somos iguais em desgraça

Vamos cantar o blues da piedade



Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Pra essa gente careta e covarde

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

"Festa junina, festa julina ou festa julhina"


Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros. Os nomes festa julina e festa julhina estão errados.

Exemplos com festa junina:
Os moradores vão organizar uma festa junina no play.
Estou fazendo canjica para a festa junina da escola.
Você já preparou sua roupa caipira para usar na festa junina?

Junina em junho e Julina em julho? 
Não!

 A forma correta é sempre festa junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.

Embora seja comum a afirmação de que as festas juninas decorrem em junho e as festas julinas decorrem em julho, podemos verificar que as palavras julino e julhino não estão dicionarizadas, nem se encontram reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Origem da palavra junina:

Junina é a forma feminina do adjetivo junino.

A palavra junino é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ino à palavra juniu, forma latina da palavra junho: jun(iu) + -ino. O sufixo -ino forma adjetivos a partir de substantivos e indica uma relação, origem ou natureza.

Contudo, o adjetivo junino não está relacionado somente com o mês de junho, mas também com as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, realizadas preferencialmente nesse mês.

Fonte:https://duvidas.dicio.com.br/festa-junina-julina-ou-julhina/

A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ TROUXE NOVIDADES COM A "FESTA DO CANGAÇO"



















A festa junina relembrou as personagens que marcaram a história do sertão nordestino, Maria Bonita e Lampião.
A equipe de professores, coordenadores e direção "brincou" com a decoração ao montar o cenário de uma cidade colocando sobrenomes dos funcionários.
Alunos, pais e visitantes obtiveram a oportunidade de registrar o momento com fotos e vídeos.
Durante o evento dois espaços foram de grande visitação: o boteco que serviu carne napolitana, canjiquinha, milho verde cozido, salgados assados e pastéis variados, e também o espaço para fotos em que havia um pônei, o qual foi atração para as crianças.
O encerramento da festa à noite foi de felicidade e sucesso por tantos momentos inesquecíveis.
Parabéns a todos da equipe!