As funções do SE vão gerar variadas questões. No dia a dia, estabelecemos contato com orações nas quais a palavra “se” encontra-se presente.
São expressões que mediante a oralidade se tornam triviais, visto que apenas são proferidas pelo emissor sem que este se atenha a uma análise minuciosa em relação à sua empregabilidade. Entretanto, quando estudadas de acordo com a morfologia e a sintaxe, percebemos que exercem distintas funções, levando em consideração o contexto em que se encontram inseridas.
Quando analisada de acordo com sua classe morfológica, o termo em estudo adquire as seguintes classificações:
PRONOME
CONJUNÇÃO
SUBSTANTIVO
Na maioria das gramáticas, encontramos “oito” funções para o SE. Contudo, estudando mais a fundo, conseguimos localizar “11” e colocamos aqui cada um desses casos:
O Se como PRONOME
Integrando a classe dos pronomes oblíquos, pode também assim ser classificado:
1)Pronome apassivador (PA)
Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética. Para reconhecer a devida ocorrência, recomenda-se mudar o verbo para a voz passiva analítica.
Exemplos:
Fiscalizaram-se várias CNHs. (Fiscalizar é VTD)
Fazendo tal permutação, obteríamos: Várias CNHs foram fiscalizadas.
Outros casos:
Vendem-se casas / casas são vendidas
Deu-se um presente ao amigo / um presente foi dado ao amigo. (Dar é VTDI)
2) Pronome reflexivo
O sujeito pratica e recebe a ação. Esse SE assume o sentido de “a si mesmo”, “ele mesmo”, “ela mesma”. Temos 1 sujeito e o singular.
Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo.
Exemplos:
A garota penteou-se diante do espelho.
Ontem, Maria se machucou
Deitou-se cedo para descansar
3) Pronome reflexivo recíproco
O pronome SE corresponde a outro. Um ao outro. São dois sujeitos e verbo no plural.
Podendo também funcionar como objeto direto ou indireto, o pronome “se” corresponde a outro. Tal reciprocidade refere-se à ação do próprio sujeito.
Exemplos:
Inacreditavelmente, aqueles amigos parecem respeitar-se.
Meus pais se amam profundamente.
Eles se abraçaram ontem.
4) Parte integrante do verbo (PIV)
Integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo (me, te, se), denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito.
São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, lembrar-se, suicidar-se, avantajar-se, tornar-se, dentre outros.
Exemplos:
Os garotos queixaram-se do mau atendimento.
Arrependeu-se do ocorrido.
5) Índice de indeterminação do sujeito (PIS)
Para identificar tal classificação, basta substituirmos o “se” por alguém, ninguém ou qualquer um. Relaciona-se a verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação, uma vez conjugados na 3ª pessoa do singular.
Exemplos:
Precisa-se de funcionários qualificados. (Alguém precisa de funcionários qualificados.)
Aqui se come muito. (é o mesmo que dizer que “qualquer um come muito aqui”. Comer é verbo intransitivo)
Aqui se é feliz. (é o mesmo que dizer: aqui qualquer um é feliz)
6) Partícula de realce ou expletiva
Assim como retrata a própria nomenclatura (realce), tal classificação permite que o pronome seja retirado da oração sem para que isso haja alteração de sentido. Neste caso, liga-se a verbos intransitivos, indicando uma ação proferida pelo sujeito.
Exemplos:
Toda plateia riu-se diante das travessuras do palhaço trapalhão.
Notamos que o discurso seria perfeitamente compreensível caso retirássemos o “se”.
O SE como CONJUNÇÃO
Quando assim classificado, se caracteriza apenas como subordinativas, assumindo as devidas posições:
7) Conjunção subordinativa condicional
É uma hipótese e o verbo virá no subjuntivo. Estabelece um sentido de condição, podendo equivaler-se a “caso não”.
Exemplos:
Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos aproveitar mais o passeio.
(Oração subordinada adverbial condicional)
Se você não quiser, chamaremos outro em seu lugar.
Se ele chegar cedo, ótimo.
Se eu soubesse que era tão fácil teria começado antes.
8) Conjunção subordinativa causal
Aqui o SE dá da ideia de “é fato”, no sentido de relacionar-se a “já que”, “uma vez que”.
Exemplos:
Se não tinha competência para o cargo, não poderia ter aceitado a proposta.
(Oração subordinada adverbial causal)
Se já estamos aqui, vamos iniciar a aula.
9) Conjunção subordinativa integrante
O SE pode ser substituído por “isto” na frase.
Introduz uma oração subordinada substantiva.
Exemplos:
Analisamos se as propostas eram convenientes. (é como se dissesse: “Analisamos se isto era conveniente – trata-se de uma: Oração subordinada substantiva objetiva direta)
Fale-me se estou certa ou errada. (Fale-me isto: estou certa ou errada?)
Um dia me perguntaram se eu voltaria. (Um dia me perguntaram isto)
10) conjunção subordinativa concessiva
Neste caso, o SE pode ser substituído por “embora”. É uma exceção à consequência natural da ação. Dá a ideia de oposição e contrariedade.
Exemplos:
Se perdermos esse jogo, nem por isso sairemos daqui desanimados.
Se eles eram felizes, não demonstraram prazer.
O SE como SUBSTANTIVO
11) Substantivado
Essa classificação aparece pouco nas gramáticas, mas é possível assim como a maioria das palavras de qualquer classe gramatical, quando recebe um artigo na frente, torna-se substantivada. Neste caso, aparece antecedido de um determinante (artigo, pronome etc.) ou especifica outro substantivo.
Exemplos:
Este “se” não está classificado corretamente.
Contou o “se” que faltava.
Aquele “se” atrapalhou tudo.
Agora que você já aprendeu sobre as 11 classificações, vamos aos igualmente 11 exercícios que separei sobre “As funções do SE”
EXERCÍCIOS SOBRE AS FUNÇÕES DO “SE”
3º ano Colégio Águia de Pato Branco
Prof. Daiana Pasquim
Assinale a opção em que “se” funciona como índice de indeterminação do sujeito:
a) Se Tereza não for à festa, também não irei.
b) A criança machucou-se na bicicleta.
c) Trata-se do primeiro e último fundo no Brasil (Revista Veja)
d) Ele impôs-se uma disciplina rigorosa.
e) “Ergueu-se, passou a toalha no rosto” (Lygia Fagundes Teles)
Resposta: C
Exercício 2
Classifique as funções da palavra “se” nas frases a seguir, numerando, convenientemente, os parênteses:
1- Partícula apassivadora.
2- Índice de indeterminação do sujeito.
3- Partícula de realce.
4- Partícula integrante do verbo.
5- Conjunção subordinativa.
( ) “Ela quer saber se eu me sinto realizado”. (Drummond)
( ) “Acabou-se a confiança no próximo”. (Drummond)
( ) Suicidou-se, pulando no fim da tarde de um prédio de 10 andares.
( ) Precisa-se de operários.
( ) “Sentia-se o cheiro da panela no fogo, chiando de toucinho no braseiro”. (José Lins do Rego)
A sequência correta é:
A) 4-3-5-2-1
B) 5-3-2-4-1
C) 4-5-2-1-3
D) 5-3-4-2-1
E) 5-3-2-1-4
Resposta: D
Exercício 3:
Assinale a opção onde “se” exerce a função de índice de indeterminação do sujeito:
A) Gosta-se muito de doces por aqui.
B) Comprou-se um novo prédio para a loja.
C) Emprestou-se o dinheiro ao professor.
D) Deixou-se sentar na soleira da porta.
E) As roupas, os varais, tudo isso se foi, levado pela correnteza.
Resposta: A
Exercício 4:
(SANTA CASA) A palavra "se" é conjunção integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes?
a) Ele se mordia de ciúmes pelo patrão.
b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.
c) O aluno fez-se passar por doutor.
d) Precisa-se de operários.
e) Não sei se o vinho está bom.
Resposta: E
Exercício 5
(FUMARC – 2011) “Se dependesse de mim, haveria até mesmo descontos para a compra de livros e banda larga de internet”. A palavra destacada exprime a circunstância de:
a) Explicação
b) Concessão
c) Oposição
d) Condição
e) Reflexivo
Resposta: D
O vocábulo em destaque indica a condição para haver descontos (depender dele). Assinala-se alternativa “D”.
Exercício 6
(FUMARC – 2011 com adaptações) Atente para o emprego da palavra SE, bastante frequente na crônica. Indicou-se corretamente sua função, exceto em:
a) “Outrora, falava-se em realidade, análise da realidade, inserir-se na realidade, conhecer a realidade.” (=indeterminador do sujeito)
b) “Não adianta ser um superexecutivo se não se consegue se relacionar com as pessoas. (= conjunção condicional)
c) “...mostravam-se preocupados, ansiosos e, na lanchonete, comiam mais do que deviam.” (=pronome reflexivo)
d) “Pode-se fazer sexo virtual pela internet: não se pega aids, não há envolvimento emocional, controla-se no mouse.” (=conjunção integrante)
e) “Meus pais se amam profundamente.” (=pronome reflexivo recíproco)
Resposta: D
Na alternativa “D”, o se é pronome apassivador, pois aparece em relação direta com um verbo transitivo direto (no contexto frasal fornecido, pega-se algo).
Exercício 7
(FUMARC – 2011) Assinale a alternativa que fez a correspondência ADEQUADA entre o termo destacado e a sua respectiva função:
a) Não têm dificuldade de se integrar. (partícula integrante do verbo)
b) Exibem-se vídeos de anúncios e programas (pronome reflexivo)
c) E são só admitidos se, além da competência, comungam os princípios. (conjunção coordenativa)
d) Trata-se de unir teoria e prática. (partícula de realce ou expletiva)
e) A garota penteou-se no espelho (pronome pessoal recíproco)
Resposta: A
Nas demais alternativas, temos: b) pronome apassivador; c) conjunção subordinativa condicional; d) índice de indeterminação do sujeito; e) pronome pessoal reflexivo).
Exercício 8
(UFPR) – Qual é a função do SE em “Não sei se ela vem”?
a) conjunção subordinativa condicional.
b) conjunção subordinativa integrante.
c) partícula expletiva (de realce).
d) pronome pessoal.
e) conjunção subordinativa concessiva.
Resposta: B
A partícula SE será conjunção subordinativa integrante quando iniciar uma oração que completa o sentido de outra.
Exercício 9
(FAAP – SP) – Assinale a frase na qual o SE não é pronome apassivador e nem índice de indeterminação do sujeito:
a) Estudou-se este assunto.
b) Ela se suicidou ontem.
c) Falou-se muito sobre aquela festa.
d) Aos inimigos não se estima.
e) Fizeram-se reformas na casa.
Resposta: B
Exercício 10
Analise o código em referência, atribuindo-o corretamente, tendo em vista as orações propostas:
A – Conjunção subordinativa integrante
B – Conjunção subordinativa condicional
C – Partícula apassivadora
D – Pronome reflexivo
E – Partícula integrante do verbo
( ) A maioria dos alunos se queixaram do professor.
( ) Irei à festa, se você resolver acompanhar-me.
( ) Jamais soube se isto era mesmo verdade.
( ) Alugam-se apartamentos para temporada.
( ) Ela se atrapalhou durante a explicação.
Respostas:
E; B; A; C; D.
Exercício 11 - Dissertativa
Eis alguns fragmentos poéticos pertencentes a Manuel Bandeira. Analise-os tendo em vista a posição ocupada pelo pronome oblíquo “se”:
"Aqui dança-se, canta-se, fala-se
E bebe-se incessantemente" (...)
Resposta: Trata-se de um caso relacionado ao índice de indeterminação do sujeito.
Fonte:
REFERÊNCIAS
As funções do SE. Obtido em http://www.portugues.com.br/gramatica/as-funcoes-se-.html acessado em 27 de agosto de 2013, às 22h12
Exercícios sobre as funções do SE. Obtido emhttp://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/exercicios005.asp acessado em 10 de setembro de 2013, às 16h55.
______ http://manoelneves.com/2011/11/06/exercicios-sobre-funcoes-do-se/#.UjBqh8ZwqSo acessado em 10 de setembro de 2013, às 17h15.
_______ http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-as-funcoes-que-se.htm#questao-2491 acessado em 10 de setembro às 16h32
________ http://www.infoescola.com/portugues/se-particula-apassivadora-ou-indice-de-indeterminacao-do-sujeito/exercicios/ acessado em 11 de setembro às 10h18
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