quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Poesia Concreta – Revisão de Literatura Enem e Vestibular. Confira!


Veja o movimento literário da Poesia Concreta nesta aula preparatória para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio. É você mandando bem nas questões de literatura. Confira abaixo.

O movimento denominado como ‘Poesia Concreta’ faz parte da história literária do Brasil. Confira nesta aula gratuita para o vestibular e o Enem.


Décio Pignatari e os irmãos Campos (na foto) são expoentes deste movimento da Poesia concreta. Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo*.

Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.

Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético(planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios:


Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos;
Uma linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial (“A importância do olho na comunicação mais rápida (…) os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento (...)”);
Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.

Um exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:



Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:

de sol a sol

soldado

de sal a sal

salgado

de sova a sova

sovado

de suco a suco

sugado

de sono a sono

sonado

sangrado

de sangue a sangue



Décio Pignatari



Augusto de Campos – 1965

Saiba mais sobre Poesia Concreta neste vídeo do canal itaucultural, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Transcreve-se um poema de José Lino Grünewald:

Forma

Reforma

Disforma

Transforma

Conforma

Informa

Forma

Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 50 (século XX). Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:

I – a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.

II – à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.

III – o apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.

Escreveu-se corretamente em:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

e) nenhuma das frases.
Dica 1 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/

Questão 02

Sobre a poesia concreta no Brasil, é correto afirmar que:

a) apresenta rigidez no nível prosódico e impassibilidade diante dos problemas nacionais.

b) dá continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

c) apresenta descaso pelos aspectos formais do poema e preferência pela linguagem correta.

d) visa a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linha, superfície da folha).

e) se preocupa com a correção sintática, com a renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.
Dica 2 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/

Texto para questão 03

Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, esse movimento usa as ideias do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.

Questão 03

O conceito se refere ao:

a) Tropicalismo.

b) Modernismo.

c) Concretismo.

d) Surrealismo.

e) Evolucionismo.
Dica 3 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/

Textos para questão 04

Texto 1

Destes penhascos fez a natureza

O berço, em que nasci! oh queima cuidara,

Que entre penhas tão duras se criara

Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor , que vence os tigres, por empresa

Tomou logo render-me; ele declara

Contra o meu coração guerra tão rara,

Que não me foi bastante a fortaleza.

Pois mais que eu mesmo conhecesse o dano,

A que dava ocasião minha brandura,

Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura,

Temei, penhas, temei; que Amor tirano,

Onde há mais resistência, mas se apura.

(Cláudio Manuel da Costa)

Texto 2

ruaruaruasol

ruaruasolrua

ruasolruarua

solruaruarua

ruaruaruas

(Ronaldo Azeredo)

Questão 04

Considerando as obras supracitadas como ilustrativas da poesia árcade e da poesia concreta, assinale a opção cuja ordem preenche CORRETAMENTE as afirmativas seguintes:

1 – “O __________ é, pois, consciência de integração: de ajustamento a uma ordem natural, social e literária, decorrendo disso a estética da imitação, por meio da qual o espírito reproduz as formas naturais, não apenas como elas aparecem à razão, mas como as conceberam e recriaram os bons autores da Antigüidade.”

2 – “Os elementos de composição característicos da poesia _________ são a organização geométrica do espaço e o jogo de semelhanças de significantes.”

3 – “Os ___________ se recusavam a uma exploração mais completa da psicologia humana, assim como se tinham negado a uma concepção mais imaginativa da linguagem.”

4 – “Talvez se pudesse concluir que um poema __________ seja definido mais ou menos assim: um tipo de composição poética centrada na utilização de poucos elementos dispostos no papel de modo a valorizar a distribuição espacial, o tamanho e a forma dos caracteres tipográficos e as semelhanças fônicas entre as palavras.”

5 – A poesia __________ significou o reconhecimento do poema como objeto também espacial, e da necessidade de procedimentos composicionais compatíveis com essa realidade.”

a) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-concreto; 5-árcade.

b) 1-Concretismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-árcade; 5-concreta.

c) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-árcades; 4-concreto; 5-concreta.

d) 1-Concretismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-árcade; 5-concreta.

e) 1-Arcadismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-concreto; 5-árcade.

Questão 05

Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:

I. Quando nasci, um anjo torto

Desses que vivem na sombra

Disse: Vai Carlos! Ser “gauche” na vida

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)

II. Quando nasci veio um anjo safado

O chato dum querubim

E decretou que eu tava predestinado

A ser errado assim

Já de saída a minha estrada entortou

Mas vou até o fim.

(BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)

III. Quando nasci um anjo esbelto

Desses que tocam trombeta, anunciou:

Vai carregar bandeira.

Carga muito pesada pra mulher

Esta espécie ainda envergonhada.

(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por:

a) reiteração de imagens.

b) oposição de ideias.

c) falta de criatividade.

d) negação dos versos.

e) ausência de recursos.

Sucesso!
https://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.