Veja o movimento literário da Poesia Concreta nesta aula preparatória para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio. É você mandando bem nas questões de literatura. Confira abaixo.
O movimento denominado como ‘Poesia Concreta’ faz parte da história literária do Brasil. Confira nesta aula gratuita para o vestibular e o Enem.
Décio Pignatari e os irmãos Campos (na foto) são expoentes deste movimento da Poesia concreta. Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo*.
Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.
Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético(planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios:
Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos;
Uma linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial (“A importância do olho na comunicação mais rápida (…) os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento (...)”);
Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.
Um exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:
Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:
de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono
sonado
sangrado
de sangue a sangue
Décio Pignatari
Augusto de Campos – 1965
Saiba mais sobre Poesia Concreta neste vídeo do canal itaucultural, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Transcreve-se um poema de José Lino Grünewald:
Forma
Reforma
Disforma
Transforma
Conforma
Informa
Forma
Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 50 (século XX). Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:
I – a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II – à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.
III – o apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.
Escreveu-se corretamente em:
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
e) nenhuma das frases.
Dica 1 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/
Questão 02
Sobre a poesia concreta no Brasil, é correto afirmar que:
a) apresenta rigidez no nível prosódico e impassibilidade diante dos problemas nacionais.
b) dá continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.
c) apresenta descaso pelos aspectos formais do poema e preferência pela linguagem correta.
d) visa a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linha, superfície da folha).
e) se preocupa com a correção sintática, com a renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.
Dica 2 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/
Texto para questão 03
Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, esse movimento usa as ideias do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.
Questão 03
O conceito se refere ao:
a) Tropicalismo.
b) Modernismo.
c) Concretismo.
d) Surrealismo.
e) Evolucionismo.
Dica 3 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/
Textos para questão 04
Texto 1
Destes penhascos fez a natureza
O berço, em que nasci! oh queima cuidara,
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!
Amor , que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me; ele declara
Contra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza.
Pois mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:
Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temei; que Amor tirano,
Onde há mais resistência, mas se apura.
(Cláudio Manuel da Costa)
Texto 2
ruaruaruasol
ruaruasolrua
ruasolruarua
solruaruarua
ruaruaruas
(Ronaldo Azeredo)
Questão 04
Considerando as obras supracitadas como ilustrativas da poesia árcade e da poesia concreta, assinale a opção cuja ordem preenche CORRETAMENTE as afirmativas seguintes:
1 – “O __________ é, pois, consciência de integração: de ajustamento a uma ordem natural, social e literária, decorrendo disso a estética da imitação, por meio da qual o espírito reproduz as formas naturais, não apenas como elas aparecem à razão, mas como as conceberam e recriaram os bons autores da Antigüidade.”
2 – “Os elementos de composição característicos da poesia _________ são a organização geométrica do espaço e o jogo de semelhanças de significantes.”
3 – “Os ___________ se recusavam a uma exploração mais completa da psicologia humana, assim como se tinham negado a uma concepção mais imaginativa da linguagem.”
4 – “Talvez se pudesse concluir que um poema __________ seja definido mais ou menos assim: um tipo de composição poética centrada na utilização de poucos elementos dispostos no papel de modo a valorizar a distribuição espacial, o tamanho e a forma dos caracteres tipográficos e as semelhanças fônicas entre as palavras.”
5 – A poesia __________ significou o reconhecimento do poema como objeto também espacial, e da necessidade de procedimentos composicionais compatíveis com essa realidade.”
a) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-concreto; 5-árcade.
b) 1-Concretismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-árcade; 5-concreta.
c) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-árcades; 4-concreto; 5-concreta.
d) 1-Concretismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-árcade; 5-concreta.
e) 1-Arcadismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-concreto; 5-árcade.
Questão 05
Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche” na vida
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)
II. Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.
(BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)
III. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por:
a) reiteração de imagens.
b) oposição de ideias.
c) falta de criatividade.
d) negação dos versos.
e) ausência de recursos.
Sucesso!
https://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.