Ultimamente, ao contrário dos radicalistas que insistem em dizer que o papel vai acabar, os livros têm ganhado mais espaço nas prateleiras e rodas de conversas entre amigos. O antigo hábito virou novo e tem adeptos famosos fazendo a sua parte, como Emma Watson e o seu Our Shared Shelf. Aqui no Brasil, a TAG, clube de assinaturas, não deixa a sensação a desejar. Fundada em 2014, com planejamento anterior de quase um ano, o site teve que se reinventar para entender como o mercado de leitores está lidando com os livros. “Pegamos uma oportunidade e tiramos o melhor dela”, comenta Arthur Dambros, sócio da TAG, em entrevista à Casa Vogue.
Depois do Clube do Livro, em 1960, e o Círculo do Livro, de 1970 a 1990, a TAG surge com a proposta de fornecer novas experiências literárias para os seus assinantes. “No início, eles têm medo, porque enviamos os mesmos títulos para o Brasil inteiro todo mês. Não existe filtro por tema ou escritor”, explica Arthur. O que antes tinha apenas cinco novos membros por mês, virou um negócio promissor, com curadores de renome escolhendo a dedo o que você recebe em casa.
Hoje, são mais de 20 mil assinantes, que recebem mensalmente edições especiais e mimos divertidos relacionados aos títulos, pelo valor de R$ 69,90 (com frete já incluso). O crescimento possibilitou novos investimentos, como projeto gráfico exclusivo para os membros, edições especiais e até aplicativo. Esse último retorna ao início deste texto e serve como um clube do livro virtual (que já tem encontros físicos, organizados por leitores aficcionados), no qual você pode organizar os títulos já lidos, dar nota, comentar e trocar informações com outros leitores do país todo.
Se isso parece apenas uma regalia, pense que Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura de 2010, seleciona aquilo que você segura em mãos todo mês. A próxima curadoria, inclusive, será de Chimamanda Adichie, escritora nigeriana e feminista, autora de sucessos mundiais como Hibisco Roxo, Americanah e Meio Sol Amarelo.
Para evitar leituras repetidas, o site manda junto com os kits uma revista sobre a publicação atual e dicas bem certeiras para os próximos títulos. Caso o assinante já tenha lido, ele pode entrar em contato com a empresa e solicitar algum outro de acervo. O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, A Câmara Sangrenta, de Angela Carter, e Limonov, de Emmanuel Carrére, são alguns dos livros já enviados.
Apesar de não poder revelar as novidades para 2018, Arthur segue confiante e animado com os próximos passos da TAG. “Única coisa que posso dizer é que será bem divertido.”
Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.