1-Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Aspectos Literários
Item do programa: Recursos estilísticos de construção do
sentido no texto artístico
Subitem do programa: Figurações ou imagens
Objetivo: Reconhecer
a representação metalinguística em uma obra artística.
Comentário da questão:
A metalinguagem é um fenômeno estético recorrente na literatura
e em todas as artes, mostrando a reflexão do artista sobre a sua obra dentro da
própria obra. Dessa forma, o espectador, no caso das artes plásticas ou
teatrais, e o leitor, no caso da literatura, são levados a pensar sobre o que
veem ou leem ao mesmo tempo que usufruem da obra. O quadro de René Magritte
mostra visualmente o fenômeno, ao apresentar uma pintura na qual um pintor se encontra
no momento exato da criação de uma pintura.
Percentual de acertos: 70,88%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
2-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Formas de articulação de ideias Subitem do programa: Fato, opinião Objetivo:
Discriminar fato de opinião. Comentário: O texto da jornalista e escritora
Eliane Brum constitui uma narrativa de memórias, ao longo da qual ela relembra
fatos de sua vida, ao mesmo tempo que
emite opiniões sobre os mesmos. No fragmento apresentado, a autora recupera
lembranças da história de migração vivida por sua família no final do século
XIX. Nele, identifica-se a exposição de fatos, dentre os quais: a chegada do
momento de seu bisavô se alistar no exército e a decisão de seu tetravô de que
não permitiria isso; o desejo da família brasileira de reivindicar a cidadania
italiana no início dos anos 1990 e a necessidade, por isso, de corrigir o erro
cometido pelo burocrata imperial; a travessia do mar que fez seu tetravô deixar
na margem italiana mortos e vivos. No mesmo fragmento, identificam-se, também,
opiniões, como, por exemplo, a que a autora expressa ao dizer que Pietro Brun
não poderia ser o mesmo ao alcançar a outra margem, no caso o Brasil, a nova
pátria para a qual fugia. Trata-se aqui de um ponto de vista sobre o fato de
fazer tal travessia, em especial nas condições relatadas.
Percentual de
acertos: 68,25%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de
70%)
3-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Relações semânticas Subitem do programa: Metáfora, metonímia,
personificação, hipérbole, antítese, eufemismo, ironia Objetivo: Identificar a
figura de linguagem em uma expressão do texto. Comentário: Ao narrar o episódio
do registro oficial na imigração, vivenciado pelo personagem Pietro Brum, a
autora associa o equívoco do funcionário à imagem sintetizada pela expressão
“membro fantasma”. Essa associação é uma metáfora.
Percentual de acertos:
80,60%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
4-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Polifonia e intertextualidade Subitem do programa: Inferência,
pressuposição e subentendido Objetivo: Discriminar elemento implícito em um
enunciado. Comentário: No início do segundo parágrafo, a autora narra o
desembarque de seu tetravô no Brasil e seu contato com o funcionário do governo
brasileiro: Ao desembarcar no Brasil, em 10 de fevereiro de 1883, Pietro
declarou o nome completo. O funcionário do Império, como aconteceu tantas e
tantas vezes, registrou-o conforme ouviu. Tornando-o, no mundo novo, Brum – com
“m”. No terceiro parágrafo, complementa: Um segundo ele deve ter demorado para
nos transformar, e com certeza morreu sem saber. E, se soubesse, não teria se
importado, porque era apenas o nome de mais um migrante a bater nas costas do
Brasil despertencido de tudo. Note-se que, de acordo com a narrativa, o
funcionário tem uma prática naturalizada de “registrar conforme ouve”, sem
qualquer gesto que permita ao migrante confirmar a grafia do próprio nome.
Tampouco se alude no episódio a uma atitude de Pietro no sentido de resguardar
a escrita original do nome, ou mesmo de mostrar indignação diante da postura do
funcionário. Assim, com tais indícios, pode-se supor que a reação de Pietro foi
a de se submeter às práticas oficiais.
Percentual de acertos: 47,22%
Nível de
dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
5- Item do programa: Fatores de coerência Subitem do
programa: Inferências Objetivo: Apontar elementos associados à construção do
problema central exposto na narrativa. Comentário: O texto mostra vários
problemas que tornam a comunicação um problema para o menino, tais como falta
de interlocutores; ausência de diálogo com os pais; falta de confiança nos
interlocutores que ele tem; desconhecimento de muitas das palavras do mundo
adulto. Na verdade, um dos grandes temas do romance Vidas secas, de Graciliano
Ramos, de onde foi tirado o fragmento em análise, é justamente a dificuldade
que pessoas à margem da sociedade, sem a mínima condição financeira e sem
oportunidades de educação e cultura, enfrentam para se comunicarem entre si e
com quaisquer outras pessoas.
6-Item do programa: Formas de enunciação Subitem do
programa: Efeito de subjetividade Objetivo: Identificar fatores legitimadores
de uma dada atitude, do ponto de vista do personagem. Comentário: O menino
consegue perceber a diferença entre o convencimento pelo uso da palavra, isto
é, do argumento, e aquele obtido pelo uso da força física, no caso, o
“cocorote” aplicado por Sinhá Vitória. O menino admite como válidas tanto a
referência a uma experiência vivida, por exemplo se a mãe lhe dissesse que
tinha ido ela mesma ao Inferno, quanto o uso do argumento de autoridade, por
exemplo se a mãe se apoiasse em qualquer autoridade invisível e mais poderosa.
O que ele não consegue reconhecer como convincente é o simples “cocorote”.
7-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Procedimentos de coesão e coerência Subitem do programa: Relações
entre as partes do texto Objetivo: Identificar sentido do texto associado à
atribuição específica do título. Comentário: Julgar as pessoas em geral, as
mulheres em particular, tão somente pela roupa que vestem, evidencia
preconceitos que produzem julgamentos superficiais, calcados apenas nas aparências.
Percentual de acertos: 94,89%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
8-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Tipologias Subitem do programa: Narração e argumentação Objetivo:
Reconhecer traços específicos de tipologias textuais. Comentário: O primeiro
parágrafo se assemelha bastante à estrutura do argumento dedutivo conhecido
como silogismo, fazendo com que ele se aproxime do tipo argumentativo de texto.
Nível de dificuldade:
Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Percentual
de acertos: 32,32%
9-Eixo interdisciplinar: Construção do texto Item do
programa: Procedimentos de coesão e coerência Subitem do programa:
Substituição, designação, elipse Objetivo: Identificar presença da elipse na
articulação entre partes do texto. Comentário: A omissão de um termo configura
uma figura de linguagem denominada “elipse”, que pode ter diferentes usos. No
texto, o vocábulo “a” se refere a uma pessoa ou personagem que não é enunciada
antes no texto, o que não é usual, configurando assim um sentido específico a
partir exatamente da omissão.
Percentual de acertos: 56,38%
Nível de
dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
10- Eixo interdisciplinar: Construção do texto
Item do programa: Formas de articulação de ideias Subitem do programa:
Gradação, ênfase
Objetivo: Reconhecer o emprego de dada expressão associada ao
reforço da ideia central do texto.
Comentário: A referência a uma norma que se
percebe ao primeiro olhar reforça a crítica geral do texto: aos julgamentos
calcados tão somente nas aparências exteriores. Destaca-se, assim, o aspecto da
exterioridade. Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de
70%)
Percentual de acertos: 60,02% Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e
igual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.