O ateliê de Adriana Varejão anda movimentado. A carioca não para de estudar e produzir e, com quatro exposições agendadas para os próximos meses, prova porque é uma das artistas brasileiras mais respeitadas do mundo. Na Unifor, em Fortaleza, apresenta, até 29 de novembro,Adriana Varejão – A pele do tempo, que pontua temas constantes em sua obra, de histórias sobre a colonização até relações entre espiritualidade e carne, passando pela estética da azulejaria e cerâmica.
A diva, 2004, óleo sobre tela, 265 cm x 220 cm
Já em Kindred Spirits, de 20 de setembro a 21 de dezembro, no Dallas Contemporary, ela mostra uma nova série criada a partir da construção do imaginário do índio americano mesclado a referências da história da arte daquele país. Depois, voltará a flertar com a estética chinesa em individual na Lehmann Maupin, em Hong Kong, de 10 de outubro a 21 de novembro: a tradição local de pintura sobre folhas de figo transforma-se em belíssimas telas craqueladas do mesmo formato da planta. No ano que vem, a Gagosian de Roma exibirá uma seleção de suas obras que dialogam como barroco brasileiro.
Exposição no Dallas Contemporary
Exposição no Dallas Contemporary
Parede com incisões à la Fontana, 2000, óleo sobre tela e poliuretano em suporte de madeira e alumínio, 190 cm x 200 cm
Figura de convite III, 2005, óleo sobre tela, 200 cm x 200 cm
Ruína de charque Santa Cruz (Quina), 2002, óleo sobre madeira e poliuretano, 233 cm x 90 cm x 166 cm
Espécimes da flora, 1996, óleo sobre tela e couro sintético, 195 cm x 165 cm
Individual da artista na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Já em Kindred Spirits, de 20 de setembro a 21 de dezembro, no Dallas Contemporary, ela mostra uma nova série criada a partir da construção do imaginário do índio americano mesclado a referências da história da arte daquele país. Depois, voltará a flertar com a estética chinesa em individual na Lehmann Maupin, em Hong Kong, de 10 de outubro a 21 de novembro: a tradição local de pintura sobre folhas de figo transforma-se em belíssimas telas craqueladas do mesmo formato da planta. No ano que vem, a Gagosian de Roma exibirá uma seleção de suas obras que dialogam como barroco brasileiro.
Exposição no Dallas Contemporary
Exposição no Dallas Contemporary
Parede com incisões à la Fontana, 2000, óleo sobre tela e poliuretano em suporte de madeira e alumínio, 190 cm x 200 cm
Figura de convite III, 2005, óleo sobre tela, 200 cm x 200 cm
Ruína de charque Santa Cruz (Quina), 2002, óleo sobre madeira e poliuretano, 233 cm x 90 cm x 166 cm
Espécimes da flora, 1996, óleo sobre tela e couro sintético, 195 cm x 165 cm
Individual da artista na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
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