Em artigo, educadora defende a importância de integrar ao currículo aprendizados que ajudem estudantes a traçarem planos,por MILENA MASCARENHAS.
A sociedade está mudando de maneira muito acelerada, deixando muitas vezes pais e educadores com dúvidas em que priorizar na educação dos jovens. Quais competências deve-se investir para ajudá-los a enfrentar novos desafios? O conhecimento humano se multiplica cada vez mais rápido, logo, a competência mais importante é saber viver nesse contexto de rápidas mudanças e ser capaz de ver sentido naquilo que estão fazendo.
Passada a adolescência, a entrada na fase adulta é decisiva, podendo trazer insegurança, confusão em relação aos próximos passos e as rotas a serem escolhidas. Muitas das dúvidas dos jovens nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel.
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Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um desafio. A escolha da carreira profissional é o primeiro passo em direção à materialização de aspirações, sendo a graduação em curso superior um das formas de se ampliar os conhecimentos e as bases para tornar sonhos em realidade.
As instituições educacionais podem ajudar implantando a cultura do projeto de vida, ou seja, ajudar, estimular e orientar os jovens a construírem e sistematizarem a sua existência, incentivando a autonomia, a postura do eterno aprendiz e, principalmente, auxiliá-lo a identificar uma causa, a razão de ser e viver.
Cada vez mais o jovem urge por um propósito de vida, ou seja, uma razão, um objetivo maior a ser alcançado na vida. No ano passado a fundação Prince’s Trust realizou um estudo com cerca de 750 mil jovens britânicos e constatou que 9% não tinham um objetivo na vida, aumentando nesse grupo as chances de desenvolverem depressão, entre outros transtornos psicológicos. Em outra pesquisa realizada no Brasil pelo painel online CONECTAí, 49% dos jovens participantes expressaram que o seu maior medo é não realizar os objetivos pessoais e na sequência o medo de não ser feliz na vida (47%).
Os valores do estudo, estabilidade financeira e constituição de família são normalmente valores compartilhados pelo jovem. Mas como trilhar esse caminho com estabelecimentos de metas e estratégias necessárias para alcançar o almejado sem a dispersão da vida moderna?
Ao implantar no ambiente escolar a cultura da aprendizagem integrada com o projeto de vida, o jovem passa a ser o protagonista do processo, tornando-se ativo e responsável pela busca de informações para atender as necessidades reais de resolver problemas, enfrentar dilemas e tomar decisões.
“A faculdade pode auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, não só em transformá-lo em um ótimo profissional, mas também para transformá-lo em uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades e enfrentar desafios”
Com esse objetivo, a Hoper Educação, em parceria com a APEX, implantou naUniamérica, uma disciplina transversal chamada Projeto de Vida, integrando a matriz curricular dos cursos. O resultado do trabalho foi materializado no livro Projeto de Vida para Jovens, organizado por mim em conjunto com a professora Vânia Hernandes.
O objetivo da disciplina e do livro é auxiliar os estudantes na elaboração do projeto de vida pessoal, ampliando a assertividade na tomada das decisões, dando mais sentido ao propósito de vida pessoal. Com metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida, contemplando as diferentes áreas da vida: profissional, financeira, saúde integral, autoconhecimento e voluntariado. E através da sistematização de um projeto, os jovens se orientam nas condutas e na direção da vida, contribuindo para a melhoria pessoal e da humanidade.
O estímulo à reflexão e o uso da criticidade propostos na disciplina apoiam-se em uma abordagem incentivadora à utilização de ferramentas que a própria pessoa possui e se tornam palpáveis a partir da autopesquisa e aprofundamento do autoconhecimento. Dessa forma, os jovens poderão ampliar suas investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e empreendedorismo.
Projetos como esse mostram que a faculdade pode auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, não só em transformá-lo em um ótimo profissional, mas também para transformá-lo em uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades e enfrentar desafios.
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