domingo, 24 de maio de 2015

Ação docente consciente



O professor deve saber que ensinar é criar as possibilidades para construção do conhecimento, para isto, o diálogo entre educador e educando se faz necessário, estando o professor aberto aos questionamentos dos alunos e, devendo, também, respeitar seus conhecimentos e experiências anteriores. Com diz Rubem Alves: “Conhecimentos que não são nascidos do desejo são como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido”.
O aluno, assim como professor, também é movido pela curiosidade, ela é a mola propulsora do aprendizado e do ensino do educando, da construção e produção de conhecimento. Desta forma, o educador deve despertar no educando a fome do desejo de saber, de conhecer. Proporcionando um diálogo entre o professor e o aluno, diálogo este que não deve ser tratado como apenas um vai e vem de perguntas e respostas.
O conhecimento é a forma de libertação do indivíduo e o educador precisa estar preparado para essa missão libertadora. “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha.” (Pedagogia da autonomia, p. 95)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.