quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pintura oculta de Picasso é encontrada no quadro ‘O quarto azul’

‘O quarto azul’, de Pablo Picasso. - Reprodução


Utilizando avanços na tecnologia de imagens em infra-vermelho, os pesquisadores encontraram o desenho de um homem vestido com uma gravata borboleta e a cabeça apoiada na mão. A primeira vez que a imagem havia sido descoberto atrás da obra original foi em 2008. Uma análise técnica confirmou que o retrato oculto é uma obra autêntica de Picasso, provavelmente pintada antes de “O quarto azul”.


— Este é um daqueles momentos que fazem de seu trabalho algo especial —, diz Patricia Favero, especialista em conservação da Phillips Collection que conseguiu a melhor imagem do rosto do homem misterioso. — Minha segunda reação foi: “quem é ele?” Ainda estamos trabalhando para responder a esta pergunta.

Nos últimos anos, a utilização de raios infra-vermelhos em obras de arte acarretaram no descobrimento de diversas obras ocultas em telas de grandes mestres. Em 2011, o Rijksmuseum, em Amstedã, encontrou uma pintura de Goya por baixo do quadro “Retrato de Ramón Satué”, de 1823.

Em janeiro de 2013, o J. Paul Getty Museum, em Los Angeles, anunciou a descoberta de um retrato escondido em uma das obras-primas de Rembrandt, “Homem velho em traje militar”.

Um dos artistas que mais reutilizou telas foi Van Gogh. Especialistas calculam que há pinturas ocultas em pelo menos um terço dos quadros do pintor holandês. Em 2008, uma equipe de cientistas belgas e holandeses descobriram uma pintura que estava oculta sob outra há 121 anos.

“O quarto azul”, que faz parte da Phillips Collection, de Washington, desde 1927, está em exposição na Coreia do Sul. A direção da coleção programa a primeira exposição centrada na obra para 2017.



Read more: http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/pintura-oculta-de-picasso-encontrada-no-quadro-quarto-azul-12897435#ixzz354vJAcrL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.