segunda-feira, 24 de março de 2014
MESQUITA É ILUMINADA POR UM CALEIDOSCÓPIO DE CORES DO ARCO-ÍRIS
Todas as manhãs, esta mesquita é iluminada com todas as cores do arco-íris. Um momento sagrado onde fé e arte se encontram.
Mohammad Reza Domiri Ganji
Geralmente quando alguém nos conta sobre arquitetura histórica, imaginamos belos arcos, torres elevadas, esculturas e paredes de pedra , mas a maioria de nós provavelmente não pensa em cores vivas e vibrantes. A mesquita de Nasir al- Molk ,é uma exceção marcante e forte a frente da ideia de que estruturas históricas poderiam ter falta de cores. Não são apenas os seus vitrais ricamente coloridos , mas suas paredes apresentam uma bela e vibrante coloração conjunta de azulejos geométricos pintados.
Abbas Arabzadeh
A construção da mesquita foi iniciada em 1876 e concluída em 1888, em Shiraz, Irã, pela ordem de Mirza Hasan Ali Nasir al Molk , um senhor da dinastia Qajar .Os vitrais capturam a luz da manhã e criam um jogo glorioso de luz no chão da mesquita, ganhando o nome de " Mesquita Rosa " e convidando fotógrafos para capturar sua beleza. Embora alguns dos azulejos que a decorem sejam de cor rosa, parece que a mesquita inclui quase todas as cores sob o sol.
Amin Abedini
A mesquita possui muitos elementos da arquitetura islâmica tradicional como arcos Iwan e uma fonte central para as abluções, mas vitrais são relativamente raros. Apenas algumas outras mesquitas, como a Masjid al -Aqsa e a Mesquita Azul em Istambul, apresentam janelas de vitrais. São belíssimas imagens de encher os olhos.
Abbas Arabzadeh
Em visita ao local, uma fotógrafa japonesa chamada Koach ficou encantada com a beleza da mesquita que é melhor apreciada à luz da manhã e explicou o por quê:
"Você só pode ver a luz através do vidro manchado no início da manhã. Foi construído para pegar o sol da manhã, de modo que se você visitar ao meio-dia, será tarde demais para captar a luz. A visão da luz do sol da manhã que brilha através do vidro manchado colorido, em seguida, caindo sobre o tapete Persa bem tecida, é tão fascinante que parece ser de outro mundo. Mesmo se você é a pessoa menos religiosa do mundo pode sentir suas mãos se unindo em oração naturalmente quando você vê o brilho dessa luz. Talvez os construtores desta mesquita queriam mostrar a sua "fé" através da luz da manhã que brilha por estes vitrais."
Dav Wong
Apreciem sem moderação.
Marinela T. Gondii
Amin Abedini
Amin Abedini
Lucie Debelkova
my2200
Marco Antonini
my2200
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/manifesto_da_artes/2014/03/as-impressionantes-mesquitas-iluminadas-com-caleidoscopio-de-cores.html?utm_source=obvious&utm_medium=web&utm_campaign=OB7_homepage_mais_populares#ixzz2wrxeu1yy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.