sábado, 1 de março de 2014

Cores e fantasias artísticas na cultura de um carnaval brasileiro, apoteose da vida!




Não se sabe exatamente quando surgiu a festa popular mais celebrada no Brasil, a qual tornou-se símbolo da cultura nacional. O que se pode afirmar é que não é uma invenção brasileira nem tampouco realizada apenas neste país. Acredita-se que tudo surgiu na Grécia por volta do ano 520 a.C.: local e tempo que o vinho regava as festas com pessoas reunidas para se divertir , celebrar a chegada da primavera e a fertilidade.



CARN, CARNE LEVARE, CARNE VALE, CARNEM LEVÁRE, CARNELEVALE, CARNEVALE, CARNEVAL, CARRUS NAVALIS: a origem da palavra sempre foi elemento de ampla controvérsia. Se o significado é carro (ou carroça), tirar a carne, adeus à carne, despedida do corpo, abstenção da carne ou carro naval é o que menos importa neste momento. Agora... CAR-NA-VAL... tem uma essência conhecida e entendida por muitos e há muito tempo. É a festa esperada para extravasar. A festa de despedida dos pecados da carne. A última celebração antes da Quaresma, longo período de privação; de jejum; de controle dos prazeres mundanos.



Tem o reinado da alegria.



Tem o colocar, o tirar, o recolocar de máscaras que enfeitam e mantém o anonimato com o intuito de estimular o mistério, aguçando a curiosidade pelo “novo”.



Tem o instrumento dos sambas.



E tem o sambista que dá mais vida à música, encantando com seus movimentos de passos únicos e espetaculares.



Tem diversão num colorido especial.



Tem personagens do teatro de rua, satirizando os integrantes da nobreza.



Tem a cultura de Pernambuco.



E a de Olinda, também.



Tem os cordões, as sociedades carnavalescas, os blocos, os ranchos, os corsos e outros grupos de foliões que saem pelas ruas dançando e cantando quadrinhas anônimas – satirizando os políticos - ao ritmo de instrumentos de sopro e percussão.



Tem as escolas de samba que por meio de enredos belíssimos contam a história de uma comunidade, de um povo; dando um espetáculo sempre à parte com vibrações intensas, participações plenas. Pessoas totalmente entregues à alegria de celebrar a vida e preservar a história de uma nação.



Tem amor, frisson, aventuras e ... histórias.

A cada CARNAVAL uma história (re)começa para desfilar na APOTEOSE DA VIDA.



© obvious

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.