sexta-feira, 27 de setembro de 2013

11 ideias para mudar a parede da sua casa


Abaixo o lugar-comum na decoração!

Tinta, papel, tecido, mosaico de vidro - tendo esses materiais como aliados, profissionais do décor colorem os ambientes de forma original, elegante e despojada. Veja, abaixo, uma seleção especial com ideias para lá de modernas!


SEM MODERAÇÃO
Por Fábio Galeazzo

Um traço comum aos ambientes assinados pelo designer de interiores Fábio Galeazzo é o cromatismo intenso. “Gosto de adotar referências multicoloridas e contrastá-las com tonalidades terrosas e texturas naturais”, diz. Na sala de jantar deste apartamento em São Paulo, Galeazzo apostou mais uma vez nessa combinação. O papel de parede desenhado por ele e produzido pela Tergoprint sobressai diante da mesa Concorde e das cadeiras Grace, da Poliform, na Casual Interiores. As fotos nos cavaletes são do Gabinete D.


AMPLITUDE VISUAL
Por Dana Frigerio

Foi depois de uma visita ao Hotel Carlton em St. Moritz, na Suíça, que a paisagista italiana Dana Frigerio apaixonou-se por listras verticais. “Adorei o efeito óptico obtido nos corredores do hotel, onde faixas desse tipo cobrem até os móveis”, revela. Ao voltar para sua casa, em Blevio, às margens do Lago de Como, Dana decidiu reproduzir o padrão na parede do seu quarto, onde o grafismo ajudou também a dar mais amplitude ao ambiente. “A inspiração pode estar em qualquer lugar. A ideia de combinar azul e rosa, por exemplo, veio de um vestido de Vivienne Westwood que vi em um desfile de moda”, comenta.



VERMELHO TROPICAL
Por Chicô Gouvêa

A decoração deste apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, foi pensada de modo a valorizar o gosto dos proprietários por obras de arte. Para as paredes da sala de jantar, buscou-se uma tonalidade quente, capaz de realçar a presença da expressiva tela de Di Cavalcanti ali exposta. Após muitas pesquisas, a escolha do arquiteto Chicô Gouvêa recaiu sobre a tinta acrílica Lugar de Festa, da Coral, com acabamento fosco. Também compõem a decoração uma mesa que leva perfis metálicos e tampo de vidro, desenhada pelo próprio Chicô, e luminárias Krisalide, de Andrea Cerretelli e Fabiana de Andrade, da La Lampe.



PURA SOFISTICAÇÃO
Por Intarya

Seda pura pintada à mão com detalhes bordados é o material que veste as paredes desta sala de jantar em Londres. O ambiente foi concebido para uma família que buscava um espaço onde pudesse realizar jantares e coquetéis formais. A estampa do tecido, desenvolvida pelo designer brasileiro Daniel Kostiuc, do escritório Intarya (sediado na capital inglesa e em fase de abertura de sua filial paulistana), em parceria com a Fromental, inspira-se na arquitetura do edifício, construído no século 19. “O objetivo foi criar um ambiente que combinasse elementos históricos com acabamentos contemporâneos”, aponta Kostiuc. Destaque também para o chandelier da Bisazza, o espelho da Baroncelli e a mesa de jantar da Intarya Bespoke.



COMO UMA ONDA
Por Paula Neder

A calçada central da avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, desenhada pelo paisagista Roberto Burle Marx, serviu de inspiração para a arquiteta Paula Neder projetar este vibrante mosaico geométrico. A parede, que mistura tons de azul, verde e amarelo, além do branco, é parte do banheiro de hóspedes de um apartamento em frente à praia de Copacabana. Paula conta que o local pertence a um executivo francês apaixonado pelo Rio. Daí a pertinência de se criar um ambiente descontraído e surpreendente, que fizesse referência à icônica cidade. Os mosaicos de vidro são da Vidrotil, e as louças e os metais, da Deca.



TEXTURA QUENTE
Por Denise Monteiro

Tecido foi a escolha da arquiteta Denise Monteiro para aquecer o décor deste apartamento no bairro paulistano do Morumbi. “Optei por um modelo de viscose com relevos para dar um toque vintage a este ambiente contemporâneo”, diz ela. A estampa escolhida (Aroeira Sol), da Regatta Tecidos, também adiciona movimento ao cômodo onde predominam peças atemporais, como a lounge chair de Charles & Ray Eames (1956), a luminária da Regatta Home e a mesa lateral da Artefacto. O piso é de mármore perlino bianco.



TRADIÇÃO ANDALUZA
Por Jaime Parladé

O estilo rústico que caracteriza as construções da Andaluzia, no sul da Espanha, norteou a ambientação eleita para o banheiro desta residência em Carmona, cidade localizada naquela região. O designer Jaime Parladé, que vive em Málaga, dividiu as paredes horizontalmente em três faixas, tingidas com cimento pigmentado. O piso recebeu ladrilhos hidráulicos com estampa geométrica – em preto, cinza e branco, as peças promovem um interessante contraste com o verde e o vermelho.



PERSONALIDADE MARCANTE
Por Marina Linhares

Às vezes, um elemento preexistente acaba induzindo as escolhas da decoração. Foi o que aconteceu no banheiro desta suíte em São Paulo. “A cuba de mármore verde alpi pedia um revestimento com personalidade”, revela a arquiteta Marina Linhares. No caso, a escolha foi um papel de parede da Sandberg, fornecido pela Wallpaper, inspirado nos painéis de tapeçaria francesa do século 18, com motivos botânicos. Piso de mármore da Mont Blanc, torneira da Louvre e espelho da IV Centenário.



EQUILÍBRIO GEOMÉTRICO
Por Maximiliano Crovato

Para o espaço atrás da cama deste quarto, o designer de interiores Maximiliano Crovato buscava algo impactante e, ao mesmo tempo, harmonioso em relação ao resto do ambiente. Objetivo alcançado com o papel de parede da Celina Dias. “As cores que compõem a estampa estão representadas em outros locais da suíte. O verde-claro pinta as demais paredes, o café com leite e o chocolate estão na roupa de cama da Trousseau e o turquesa se faz presente na cúpula da luminária sobre a mesa de cabeceira”, destaca Crovato. A iluminação, obtida com as arandelas da Dominici e o abajur da Lumini, valoriza a estampa.



LUXO ATEMPORAL
Por João Mansur

As andanças do arquiteto João Mansur pelo mundo inspiraram o décor deste lavabo, situado numa casa paulistana. “Seu visual clássico tem um quê de parisiense”, diz ele. O dourado das paredes vem da pintura especial feita com folhas de ouro pela dupla Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian. “Quanto mais o tempo passa, melhor o resultado. O revestimento vai mudando de cor e ganhando um lindo aspecto envelhecido”, conta João, que equilibrou o tom marcante com bancada e piso de mármore branco. Como o espaço é pequeno, o profissional valeu-se de um truque para ampliá-lo visualmente: espelhos cobrem toda a parede atrás da pia, inclusive rente ao chão.



PATCHWORK DE ESTAMPAS
Por Luciana Tomas

A cor foi utilizada neste apartamento em São Paulo com um propósito bem específico: criar uma atmosfera despojada, condizente com o perfil dos moradores, um jovem casal à espera de seu primeiro filho. A arquiteta Luciana Tomas conta que o projeto possui uma base branca, para que outras tonalidades possam ser empregadas no mobiliário e em alguns revestimentos. Assim ocorreu na copa, onde a mesa da Cinex e o pendente da Yamamura ganharam a companhia de um patchwork de azulejos da Pavão Revestimentos. Outra pincelada de cor vem do azul das cadeiras.
Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.