sábado, 8 de junho de 2013

Bauhaus vem ao país em fotos e filmes


100 fotografias e 22 filmes integram a mostra

Michiko Yamawaki ao tear, 1931- 1932, Hajo Rose

Para celebrar o Ano da Alemanha no Brasil, o Sesc São Paulo, em associação com o Goethe-Institut, traz ao país uma exposição com acervo inédito sobre a Bauhaus. Composta por 100 fotografias e 22 filmes da lendária escola de design alemã, a mostrabauhaus.foto.filme ocupa o segundo andar do Sesc Pinheiros, em São Paulo, até o dia 4 de agosto. Christian Hiller, Philipp Oswalt e Thomas Tode – todos da Fundação Bauhaus Dessau – e Anja Guttenberger, do Arquivo Bauhaus/ Museu de Design em Berlim, assinam a curadoria da exposição.


Bauhaus é sinônimo de arquitetura e design para a maioria das pessoas, mas poucos sabem que a fotografia e o filme tiveram um papel não menos importante na escola vanguardista fundada por Walter Gropius, em 1919 – e extinta pelo governo nazista em 1933. Depois da Primeira Guerra Mundial, estas novas mídias aguçaram a curiosidade de muitos estudantes e docentes da Bauhaus. A produção é variada e interessante do ponto de vista historicista.

As 100 fotografias vêm da instituição que detém o maior acervo fotográfico da Bauhaus no mundo, o Arquivo Bauhaus/ Museu de Design em Berlim. Ao todo, são mais de 40 mil registros fotográficos. A seleção que chega ao Brasil inclui fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul.

A Fundação Bauhaus Dessau, por sua vez, apresentará projeções de filmes raros. Os vídeos evidenciam práticas que remetem ao que Walter Gropius chamava de “ciência do olhar”. A instalação exibe, no prólogo, a mesma programação de filmes exibida por Walter Gropius na cerimônia de inauguração do novo prédio da Bauhaus, em Dessau, em 4 de dezembro de 1926. Filmes produzidos na Bauhaus compartilham o espaço com entrevistas em vídeo e adaptações de projetos de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz.

Depois de São Paulo, a mostra seguirá para outras cidades brasileiras, viajando durante o período de um ano.

bauhaus.foto.filme
Local: Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195 – São Paulo
Data: de 17 de maio a 4 de agosto
Horário: de terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Entrada: franca
Retrato de Katt Both, “Wasserkuppe”, 1932, Kattina Both


Retrato de Lis Beyer, Bauhaus Dessau, 1929, Fotógrafo desconhecido


Copos 1, 1929-30, Gertrud Arndt


Autorretrato, 1932, Herbert Bayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.