Criatividade e liberdade são dois valores que andam, geralmente, de braços dados. Num certo sentido, a criatividade é um ato radical de liberdade. O medo, a subjugação ao domínio de outros (ou do todo, do colectivo, como dita o comunismo) restringe de uma forma violenta as barreiras à mente criativa, à demonstração do eu artístico que há nos indivíduos. A ousadia da criatividade é isso mesmo: transcender os valores e comportamentos do grupo. Não quer dizer que a criação não tenha como objeto esses valores mas tem um plus: a visão do “eu artístico”. E isso é transcender o coletivo e individualizar.
Assim, em 1974, após uma performance do Ballet Bolshoi em Toronto, o bailarino desertou, numa espécie de peregrinação, da União Soviética em busca de liberdade pessoal e criativa, de uma oportunidade melhor para se expressar criativamente, confiante de que a sua técnica transcendia barreiras culturais. Tinha razão.
© Mikhail Baryshnikov e Liza Minnelli na TV (1981), (Wikicommons, Scout Previews).
Alguns anos mais tarde, Mikhail explicou-se à New Statesman: “sou um individualista e, lá, isso é um crime”. Nos EUA, entrou para o American Ballet Theatre (ABT) onde apareceu em variadas produções. O público compareceu em massa para ver "a sua técnica clássica impecável, aparentemente sem esforço e as manobras no ar extraordinárias que executava com tanto entusiasmo e precisão", escreveu Laura Shapiro, na Newsweek. Três anos mais tarde, Mika foi nomeado para um Óscar pela sua performance em "The Turning Point" (1977), um filme em que contracena com Anne Bancroft e Shirley MacLaine. Mais prémios viriam: em 1979 e 1980 - já Mikhail tinha deixado o ABT e estava, desde 1978, no New York City Ballet - dois Emmy’s por performances na televisão. Sempre em busca de novos desafios à sua expressividade, aparece, em 1985, ao lado de Gregory Hines em "White Nights" e, em 1989, na produção da "Metamorfose" kafkiana.
Em 1990, Mika cria o projeto avant-garde White Oak, com Mark Morris, abraçando assim a dança contemporânea. “É menos educada, mais democrática, mais transparente e, na minha perspetiva, mais próxima do coração das pessoas”, confessou à New Statesman. Em 2003 e 2004, fez uma aparição memorável na série "Sexo e a Cidade," onde vestiu a pele de um artista russo amante de Sarah Jessica Parker. Apesar de um problema no joelho, Mika continuou a dançar nos seus 50 e 60 anos mas, recentemente, guardou os seus sapatos de bailarino e voltou aos palcos em "Paris" (é mesmo o nome da peça), em 2011 e 2012, peça baseada numa história do escritor russo Ivan Bunin.
© Mikhail Baryshnikov em Young Arts (2010), (Wikicommons, Knight Foundation).
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