domingo, 5 de maio de 2013
Arte internacional desembarca no Peru
Art Lima e PArC marcam o início dos eventos em Lima
José Carlos Martinat, Galeria Leme, Brasil
Entre os dias 24 e 28 de abril, aconteceu a estreia de duas feiras de arte internacionais em Lima, no Peru. A primeira delas, a Art Lima, reúne 38 galerias locais e internacionais, além de inúmeros artistas, colecionadores, curadores e críticos na Escuela Superior de Guerra del Ejército del Perú. O evento servirá para o intercâmbio de práticas artísticas e conta com a participação de 16 países, entre eles, o Brasil – que estará presente através das galerias Vermelho, Pilar, Leme, Marília Razuk e Nara Roesler. Simultaneamente ocorrerá a PArC – Perú Arte Contemporáneo, feira de arte que recebe no MAC – Museo de Arte Contemporáneo trabalhos de outras 40 galerias.
As iniciativas representam um marco para o cenário cultural do país. Ambas pretendem incentivar a produção e venda de arte e inserir o Peru no mercado internacional através de diversos acontecimentos culturais na capital. A Art Lima também engloba debates e apresentações institucionais de companhias nacionais e internacionais que lidam com o setor cultural, como museus, centro culturais e livrarias.
Fuera de sitio é o título da exposição internacional que integra a Art Lima. Sob curadoria de Octavio Zaya, serão apresentados trabalhos de nove artistas de renome mundial. A seleção de Zaya considera projetos de arte contemporânea como propostas não necessariamente caracterizadas pelo local onde são originados e, sim, pelas ideias inovadoras.
Enquanto isso, a mostra El territorio: los ámbitos/las moradas, deixa de lado ícones, imagens e tradições peruanas para apresentar uma produção local de arte rica em práticas estéticas e visões artísticas modernas. Tudo sob curadoria de Jorge Villacorta e Carlo Trivelli.
Art Lima
Local: Escuela Superior de Guerra del Ejército del Perú
Endereço: av. Escuela Militar, s/n, bajada de Agua Dulce, Lima, Peru
Data: aberto ao público entre 25 e 28 de abril
PArC
Local: Museo de Arte Contemporáneo
Endereço: av. Grau 1.511, Lima, Peru
Data: aberto ao público entre 25 e 28 de abril
Antonio Paúcar, Galerie Barbara Thumm, Alemanha
Harry Chávez, Galería Vérticie, Perú
Paula Otegui, Galería Pabellón 4 Arte Contemporáneo, Argentina
Antonio Briceño, Galería D'Museo, Venezuela
Raimond Chaves e Gilda Mantilla, Mirta Demare Gallery, Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.