Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, a pequena cidade de Itacaré abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios, manguezais e as melhores ondas da Bahia
A 150 km do interior da Bahia, está a encantadora cidade litorânea de Itacaré. São 730 km2 de belezas incomparáveis. Antigo porto de comércio de cacau, a cidade vive hoje da pesca e do turismo. O governo do Estado da Bahia está investindo em Itacaré, construindo estradas e melhorando a infra-estrutura da cidade. Sua localização privilegiada, na foz do Rio de Contas, cercada por milhões de m² de mata atlântica e milhares de m² de praias praticamente intocadas.
Itacaré vista do Mirante na praia da Concha
Em Itacaré você encontrará reunido: lindas praias virgens, natureza exuberante e preservada; pessoas maravilhosas, comida deliciosa, tranqüilidade, e o que é mais importante, sol e ondas o ano inteiro. Ao todo são 15 praias: Pontal, Coroinha, Concha, Resende, Tiririca, Costa Ribeira, Siríaco, Prainha, São José, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho e Serra Grande. Itacaré é Lugar de muitas línguas, onde a diversidade cultural e a bela acolhida do povo alegre e receptivo vão lhe proporcionar muita paz e descontração.
Itacaré- Foz do rio de contas
O centro da cidade conserva alguns monumentos da época colonial, principalmente a igreja São Miguel e a Casa dos Jesuítas que acabou de ser restaurada. A maior parte dos casarões de Itacaré foram construídos no início do século XX, na época de ouro do cacau. Alguns deles estão agora convertidos em pousadas, aliando o charme do passado ao conforto de hoje.
Itacaré vista aérea
Igreja de São Miguel, construída em 1723
Com o passar do tempo, a cidade cresceu em direção às praias. Assim nasceu a Pituba, bairro colorido e típico, lugar dos artistas, dos surfistas e da juventude. Tem pousadas simples e aconchegantes. A rua principal, o Caminho das Praias, concentra bares animados e restaurantes servindo típicos pratos baianos. Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, já que as chuvas no período do inverno (julho/agosto), não chegam a atrapalhar os visitantes.
Bairro Pituba
O bairro da Concha próximo à praia da Concha concentra as principais pousadas de Itacaré numa área rica em mata. O bairro todo é ocupado pelo Condomínio Conchas do Mar que constitui a principal área de expansão urbana em Itacaré. Outra área de expansão é o bairro da Passagem, localizado no outro lado da cidade, perto do Rio de Contas. Menos turístico, este bairro calmo é habitado principalmente por nativos de Itacaré.
Praia da Concha
A formação geológica de Itacaré com um litoral formado por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada. proporcionam um conjunto de atrações tão diversas num único lugar. É um cenário perfeito para esportes de aventura. Várias atividades podem ser praticadas: surf, rafting, parapente, mountain bike, tirolesa e arvorismo. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão benéfica.
praia de Coroinha Orla de Itacaré
Você Pode passear de canoa pelo Rio de Contas, tomar banho de cachoeira, pegar ondas em uma duzia de picos diferentes como fazem os surfistas que a frequentam desde os anos 80, como também pode percorrer um circuito de arvorismo no meio da mata atlântica ; fazer Rafting nas corredeiras de Taboquinhas ou simplesmente tomar um banho de mar nas praias próximas à cidade.
Surfistas em Itacaré
Dentre as 15 praias de Itacaré, uma delas figura entre as 10 praias mais lindas do Brasil. ” Prainha“, que apesar de sua beleza exuberante ainda é considerada uma praia deserta, e o acesso se dá apenas por trilha em um percurso de 40 minutos, cruzando por belas cachoeiras. Nesta praia é possível encontrar apenas uma barraca que vende água de côco, frutas da estação, banheiros e uma deliciosa ducha.
Prainha
Após um dia de praia, nada melhor do que ver o pôr do sol na Ponta do Xaréu um local de beleza singular onde os últimos raios solares enfeitam a paisagem repleta de barquinhos dos pescadores locais . Dentro da cidade, é possível apreciar o espetáculo de uma roda de capoeira, ou realizar compras em lojas dos artesãos locais.
Pôr do sol na Ponta do Xaréu.
Jeribucaçu é outra praia muito linda, distante apenas 5 km do centro da cidade, mas como sua área fica dentro de uma fazenda, o acesso de carro é complicado ; é necessário um 4×4, além de ter que pagar uma pequena uma taxa para cruzar a propriedade.
Praia de Jeribucaçu -
No distrito de Taboquinhas , distante apenas 28 km de Itacaré, é possível descer as corredeiras do Rio de Contas praticando um rafting radical. O rafting Taboquinhas é considerado um dos melhores do Brasil e ainda tem a vantagem da temperatura da água ser bem agradável o ano todo; outros atividades são o parapente, rapel, cascade, mountain bike, bóia cross, caiaque, duck, off-road e canoagem. Guias especializados e várias operadoras de turismo oferecem grande variedade de atividades de aventura.
Rafting pelo Rio de Conta- Taboquinhas
À noite existem várias opções de jantar em um dos vários restaurantes que servem pratos locais e internacionais. Itacaré é animada durante o dia e esquenta realmente depois da meia-noite, quando as diversas tribos que frequentam a cidade se encontram nos bares da Orla e da Pituba para curtir e dançar reggae, forró, samba rock.
Confira mais fotos na nossa galeria de imagens:
Itacaré vista aérea
Itacaré vista aérea
http://www.viajarpelomundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.