terça-feira, 9 de outubro de 2012

De olho na Língua Portuguesa III


"A mão, que prolonga o braço, consta de uma palma e cinco dedos divididos em falanges. Sua capacidade preênsil constitui importante habilidade humana, apta para tocar, agarrar, romper, quebrar, formar objetos...
Parte do corpo, é instrumento que leva `a prática as ideias e proporciona um saber poético do mundo."


Souriau, Etienne

ORTOGRAFIA DO ACORDO: INFRA-ESTRUTURA ou INFRAESTRUTURA?


A grafia atualizada é “infraestrutura”, sem hífen, pois o acordo ortográfico estabelece que não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.

Outros exemplos: aeroespacial, agroindustrial, antiaéreo, antieducativo, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, extraescolar, miniópera, plurianual, semiárido.

8 comentários:

  1. agora eu entendi que não existe hífen nas palavras compostas que tem um elemento de ligação uma preposição por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei pois nos ensina um pouco mais sobre o hífen.

    ResponderExcluir
  3. AS pessoas sempre escreveran sem o hifen inclusive eu mas agora esta certo por que naum se poe hifen em preposição.
    Elias Cloy 901

    ResponderExcluir
  4. O hífen não está mais presente em palavras como infraestrutura que perdeu o hífem porque palavras terminadas com vogais diferentes perdem o hífen e ficam escritas juntas.

    aluno: Matheus da Silva Freitas
    turma:901

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante,saber que infraestrutura não existe hífen.Mas também achei meio esquisito virou uma palavra grande.Acho também que a língua portuguesa é um desáfio

    ResponderExcluir
  6. Quando estamos em uma escola, muitas das vezes não damos a mínima atenção para o que realmente importa. A língua portuguesa é entendida como base do que você precisa para se ter um diálogo entendível e para se comunicar de maneira correta. Não ligamos para os detalhes, mas são os detalhes que fazem com que ela esteja cada vez mais viva dentro de cada ser.
    Antes pensei que infraestrutura se escrevia com hífen, hoje com a ajuda de minha professora de português posso ter a absoluta certeza de que escrever correto é sempre a primeira opção para demonstrar aos que estão a sua volta o quanto é importante ser atual em português.
    Alguns exemplos sobre a saída do hífen da língua portuguesa:
    Não é errado escrever micro-ondas com hífen e antissocial sem hífen.

    ResponderExcluir
  7. Vinicíus S. Picanço11 de outubro de 2012 às 14:04

    Salvo minhas redações! Já tinha errado muita coisas por causa disso!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sempre vamos aprender com suas postagens professora.

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.