domingo, 5 de agosto de 2012

KEEP CALM: O SUCESSO DAS COISAS SIMPLES

Na actual era digital, os pósteres “Keep calm” são difundidos e partilhados através de milhares de cliques diários. O design e, sobretudo, as mensagens simples são, segundo o cineasta Temujin Doran, a chave do seu sucesso. Numa curta-metragem produzida no início do ano, Doran contou aquilo que a maioria desconhece: a verdadeira origem do cartaz. E essa, adiantamos-lhe, leva-nos a solo britânico durante a II Guerra Mundial.

calm, calma, cartaz, guerra, keep, poster
Em 1939, quando a Inglaterra decidiu apoiar as tropas aliadas para enfrentar Hitler e o exército alemão, o governo britânico teve uma ideia original: mandou imprimir três cartazes com mensagens de incentivo à população. A ideia passava por tentar apaziguar os habitantes das zonas de maior conflito e transmitir um sentimento de esperança na futura vitória.
Os cartazes foram produzidos segundo a mesma linha. Tinham duas cores, uma frase e a coroa do rei de então, Jorge VI. O primeiro exemplar revelava “Your courage, your cheerfulness, your resolution, Will bring us Victory”/ “A sua coragem, alegria e determinação vão levar-nos à vitória”. Já o segundo afirmava “Freedom is in peril, Defend it with all your might”/ “A liberdade está em perigo. Defenda-a com todas as forças”. Ambos saíram às ruas em Setembro desse ano e rapidamente se espalharam pelo país fora.
calm, calma, cartaz, guerra, keep, poster
No entanto, o terceiro poster só seria conhecido em 2000. Na época, ficara guardado para ser exposto apenas numa ocasião de ataque, logo acabou por não ser apresentado. “Keep calm and carry on” / “Tenha calma e siga em frente” marca o início da febre “Keep calm”. Encontrado no meio de livros empoeirados num estabelecimento antigo 61 anos depois, o novo dono gostou tanto dele que resolveu pendurá-lo numa parede. Claro que mal imaginava que este pequeno gesto iria levar a tamanho sucesso. A partir daí, resolveu imprimir cópias da imagem e vendê-las aos clientes.
Segundo o cineasta Temujin Doran, director desta curta-metragem, o segredo está na simplicidade das palavras: “Oferecem uma mensagem transparente e sincera para ajudar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.
Actualmente, mais do que inspirar alguém ao vê-los numa parede, são uma forma de partilha social. E há imaginação para todos os gostos. Basta começar pelo princípio e criar as nossas próprias mensagens adaptadas a cada situação: “Keep calm and eat cupcakes” / “Acalme-se e coma cupcakes” ; “Keep calm and make tea” / “Acalme-se e faça um chá” ; “Keep calm and listen to the Beatles”/ “Acalme-se e ouça os Beatles” são alguns dos exemplos mais comuns.
Fonte: Obvious
calm, calma, cartaz, guerra, keep, poster
calm, calma, cartaz, guerra, keep, poster
calm, calma, cartaz, guerra, keep, poster

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.