A peça foi realizada por encomenda da GlaxoSmithKline (GSK), uma empresa de produtos farmacêuticos, com sede na Filadélfia (Pensilvânia). Na verdade Freedom é um complexo escultural composto por uma parede esculpida e quatro peças humanas em movimentos de libertação. Para ser mais específica, Freedom é composta por quatro quadros distintos e complementares.
Primeiro quadro
A primeira peça humana está presa à parede, como se estivesse morta, mas na realidade está paralisada, entranhada na parede.
Segundo quadro
Na segunda peça a escultura dá a sensação de agitar-se, forçando-se para fora da parede que a aprisiona.
Muitos dizem que a figura lembra uma das peças de Michelângelo, Rebellious Slave (Escravo Rebelde), que, por sua vez, dizem, baseou-se na escultura grega Lacoonte e seus filhos, realizada por três escultores da ilha de Rhodes.
Para o historiador Richard Fly, a peça de Michelângelo "sugere que há um momento em que a vida capitula diante da força implacável da matéria morta". Já Lacoonte e seus filhos influenciou alguns trabalhos do mestre italiano por sua nobreza trágica.
Rebellious Slave |
Lacoonte e seus filhos |
Terceiro quadro
No terceiro quadro, a criatura rasga o muro e liberta mais da metade de seu corpo, rompendo a matéria bruta que o mantém incrustado à parede.
Quarto quadro
No quarto quadro: libertação... freedom! A criatura se abre inteira para a liberdade. Seus braços estão estendidos, em atitude receptiva, sua face está voltada para o céu e, se pudesse, respiraria profundamente. Suas pernas ensaiam o primeiro passo. Toda sua postura é quase um passo de dança, como se não lhe bastasse o solo, mas fosse alçar voo, como se, enfim, houvesse vencido a morte.
Freedom – a escultura
O complexo escultural, por fim, deixa à mostra o vazio do corpo liberto. E é nesse momento que a arte de Zenos Frudakis checa nossa condição humana, porque nesse espaço nos cabe e cabe a nós entrarmos e sairmos dele com toda a carga psicoemocional de se ver preso e liberto.
Outro detalhe que chama atenção e poucas vezes é mencionado, são os rostos que assomam aqui e ali, seus corpos completamente incrustados à parede, ou, ao contrário, partes de corpos sem rostos, sem expectativa de libertação.
Eu criei a escultura Liberdade porque eu sabia que a luta para ser livre não era apenas uma questão pessoal, mas universal à condição humana (Facebook do artista)Fonte:: Mol-Tagge
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