Com um acervo que inclui quase mil pinturas, litogravuras, desenhos e pôsteres realizados por Henri de Toulouse-Lautrec, o Museu Toulouse-Lautrec abriga, na cidade francesa de Albi, a maior coleção de obras dedicada ao artista impressionista do século 19.
Reaberto discretamente ao público em abril, o museu será oficialmente reinaugurado no dia 27 de julho. A reforma levou mais de 10 anos, e transformou-o em um dos mais modernos espaços expositivos da Europa. Merecido título: desde 1922, o museu está sediado em um imponente castelo fortificado do século 13. Trata-se do Palais de la Berbie, que até 1905 foi a residência oficial dos bispos de Albi, cidade episcopal no sudoeste da França considerada patrimônio mundial pela Unesco.
Para a ocasião da reabertura do local - e da exposição permanente de seu acervo -, o ministro da cultura francês, Aurélie Filippetti, fará uma visita oficial ao Museu Toulouse-Lautrec. A partir de outubro, o museu inicia uma série de mostras temáticas, quase sempre ligadas ao trabalho do artista francês e ao impressionismo. A primeira delas será Carnets de terre: carreaux pour Toulouse-Lautrec, que apresentará, entre os dias 19 de outubro e 28 de novembro, a obra em cerâmica de Florence-Patte, inspirada na linguagem de Toulouse-Lautrec.
Meu carinho especial a você, doce amiga, neste Dia dedicado aos amigos. Com tua presença, teu incentivo e generosidade, vens ocupando um espaço de ternura no meu coração e fazendo da minha caminhada suave passos, doce cadencia e um mundo de esperanças.
ResponderExcluirGrandes voos e obrigada pela amizade. Bjs Eloah
Como é precioso Eloah ter uma amiga igual a você! Tem um lugar especial em meu coração, e muitas vezes através de suas palavras aprendo o quanto é importante ouvir a voz do coração. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine a sua vida, dando-lhe muita saúde e paz.
ResponderExcluirImenso abraço, Aline Carla Rodrigues.