Você acertou o desafio TRIBARTE LXV!
Quem fez a obra "Amamentação" foi Picasso!
Algumas curiosidades sobre Picasso...
Picasso tem um destaque especial nas memórias do pintor Cícero Dias. Em Eu vi o mundo, o pernambucano relata diversos encontros com o artista espanhol, visitas a seu ateliê e o contato com suas obras. Os dois tornaram-se grandes amigos; Picasso, inclusive, batizou a filha de Cícero, Sylvia Dias.
“A Espanha convulsionada, em plena guerra civil, apresentou-se em um pequeno espaço: o Pavilhão da Espanha Republicana. Exibia uma expressão plástica e política como nenhum outro país poderia mostrar: Guernica, de Picasso, e a maravilhosa Fonte de Mercúrio de Calder (…)“Nos dias seguintes novos encontros se sucediam em Montparnasse. Picasso vinha acompanhado de um grupo espanhol, mas sempre nos apresentava a todos os seus compatriotas. Tínhamos de assinar um pedido ao governo francês a fim de facilitar o tratamento dado aos espanhóis que haviam entrado na França, fugindo das hordas franquistas, e estavam em situação irregular. Muitas vezes, eu e esse grupo de espanhóis seguíamos para o ateliê de Picasso, na Rue des Grands-Augustins. Vários assuntos eram tratados: situação da Espanha, fascismo, comunismo, exposição surrealista, Breton, Éluard etc.”
“Lá fui eu, à tardinha, para a Rue des Grands-Augustins, ateliê de Picasso. Ele vivia intrigado, colocava ou não colocava cor em Guernica. Interpelava muitos de seus amigos a esse respeito. Por sinal, encontrei-o com Chagall, com quem ele discutia, em frente à Guernica: cor ou não? O mestre russo coçava a cabeça e dizia: “Deixa Guernica como tu fizeste. Deixa, não toca, deixa como está”. O mestre russo se balançava como que dançando. Na saída, Picasso acompanhou Chagall até a rua. De volta ao ateliê, sentimos que estava aliviado, confortado. Ninguém melhor do que Chagall para opinar.Guernica ficou com seu primeiro bem-estar, forte, bem forte.
“Toda a obra de Picasso se assemelha a voragem e trovoadas. Uma obra e um homem se renovando todo tempo. Sua vida sentimental e sua obra vivem em constante mutação. Uma obra viva. Rememorando o mundo. Nela não havia espaço para o automatismo psicológico. Não era um artista dado a repetições. Em minhas constantes visitas ao seu ateliê sentia um saudável estímulo. Quanto mais minha existência perdurava, mais cultivava a arte, me tornava um homem sem idade. A arte, pela sua natureza, é uma expressão abstrata do pensamento humano. Onde a idade não soma.”
Segue a música do campeão!
João Filipe muito obrigada pelo seu constante interesse pela ARTE!
Amamos você!
Beijos!
Esse menino deve ter algum segredinho para descobrir, mas acho que está valendo, esses dias no meio da semana eu o vi observando Seurat no Google. Um beijo grande!
ResponderExcluirMuito bom, linda homenagem as mães.
ResponderExcluirObrigada Odair por sua participação! Volte sempre! Tenha uma excelente semana! Imenso abraço!
ResponderExcluirO maior segredo de seu filho é ser amado, sentir-se amado por uma mãe enviada por Deus chamada Edilene para reluzir alegria em sua jornada! Amamos vocês! Obrigada pelo carinho constante! Excelente e abençoada semana amiga! Beijos.
ResponderExcluir