segunda-feira, 7 de maio de 2012

PINACOTECA REVELA A SP DE ARTISTAS IMIGRANTES


Paisagem, Mick Carnicelli, 1943
As obras de Thomas Farkas, Hilde Webber e Isabel Pons dialogam sob o mesmo teto em nova mostra da Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Apesar das técnicas diferentes, o fotógrafo húngaro, a ilustradora alemã e a pintora espanhola mantiveram o olhar atento sobre as transformações da capital paulista e as registraram em seus trabalhos.
 A exposição São Paulo, um olhar de imigrantes expõe por meio de 30 obras de artistas a metrópole que os acolheu desde o século 19. As pinturas mostram uma cidade que contava ainda com poucos prédios, como a pintura Paisagem, feita em 1943 pelo italiano Mick Carnicelli, que traz apenas uma torre de igreja cortando o horizonte.
Outras revelam a ausência do cimento, impensável na capital de hoje, como a bucólica Paisagem da Vila Sônia (1947) em que Tomoo Handa pincelou tons de verdes para intensificar árvores e colinas da região que acolheu japoneses e italianos fugidos da Segunda Guerra Mundial.
Os trabalhos feitos entre 1893 e 1980 integram o acervo permanente do museu. Eles são parte do programa Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, que fará várias exposições temporárias no espaço, sempre com curadoria de Ivo Mesquita.
São Paulo, um olhar de imigrantes
Local: Pinacoteca do Estado
Endereço: Praça da Luz, 2, Luz – São Paulo
Horário: das 10 às 18h (com entrada até as 17h30), de terça-feira a domingo
Entrada: R$ 6 (grátis aos sábados)
Bela Lindonéia, Rubens Gerchman, 1966
Azulão, Isabel Pons, 1961
Permuta III, da série Ilusão Espacial, Dionísio Del Santo, 1972
Gravura 4, Iberê Camargo, 1968
Paraguay, Livio Abramo, 1966
5738, Fayga Ostrower, 1957
FONTE: CASA VOGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.