A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado por juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe, casa com um israelita. Este morre, e então Rute se apega à sua sogra Noemi, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel. Um dos trechos mais conhecidos dessa trajetória é quando Rute recusa-se a voltar para a casa de sua mãe.
“Porém Rute respondeu: - Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separe da senhora!”(Rute 1: 16, 17)
Depois de algum tempo, Rute se casa de novo, agora com um parente de seu primeiro marido. E foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior rei de Israel.
O livro de Rute conta as bênçãos que recebe uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel e assim passa a fazer parte do seu povo.
Esquema do conteúdo:
# Noemi volta com Rute para Belém: Rute 1.1 – 22.
# Rute conhece Boaz: Rute 2.1 – 3.18.
# Boaz casa com Rute: Rute 4.1-22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.