sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pintura Corporal


A pintura corporal é mais antiga do que imaginávamos. Estudos apontam que sua origem foi entre 2.000 a 4.000 a.C. Primeiramente a pintura corporal era usada para proteger o corpo do sol e também para transmitir aspectos religiosos e sociais como crenças em diferentes deuses, a passagem de idade, ritos de acasalamento, beleza e mistérios. Muitos povos usaram a pintura corporal: Indígenas, africanos, egípcios, asiáticos etc.

A evolução da pintura corporal aconteceu lentamente, pois no início a pintura insinuava uma vestimenta parcial do corpo e após a chegada das roupas a pintura foi substituída por muitos povos e esquecida. A pintura que é realizada na atualidade, não tem características nenhumas da pintura primitiva, nem traços e nem objetivos similares, a pintura contemporânea é objeto de beleza, ousadia e arte.

W. Veríssimo (1964) fez um caminho entre a pintura de quadros para a de corpos. Descobriu esta habilidade artística quando foi convidado para pintar três pessoas que representariam estátuas gregas em uma apresentação teatral na sua cidade. Naquela oportunidade, o artista expressou uma textura marmorizada sobre os corpos que causou espanto da platéia, pensando ser estátuas de verdade. Porém, sua pintura ficou internacionalmente conhecida após apresentar-se em um programa televisivo brasileiro, o hiper-realismo empregado na pele dos modelos foi tão marcante que após esta aparição na mídia, Veríssimo recebeu inúmeros convites e se apresentou em todas as emissoras abertas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.