© LIQUIFER Systems Group, RAMA em Marte.
Ultrapassar a atmosfera terrestre e levar a civilização para além das fronteiras do nosso planeta é um sonho recorrente de qualquer mente curiosa. Desbravar e conquistar o espaço, seus corpos celestes, estrelas, nebulosas e cinturões de asteroides. Por enquanto apenas astronautas cruzaram a fronteira. Mas no futuro a expansão da humanidade alcançará o cosmos, e já tem gente trabalhando nos primeiros passos dessa empreitada, que é a exploração e o estudo de habitats extraterrenos. Em 1969, o homem pisou na Lua. Daqui a alguns anos, pisará em Marte.
Um módulo de habitação que será uma casa temporária em Marte e abrigará a equipe da primeira viagem tripulada ao planeta vermelho. Um veículo multifuncional pressurizado que vai percorrer o solo extraterrestre e transportar os astronautas com conforto e segurança, servindo como casa, refúgio, laboratório de pesquisas e oficina.
Esses dois projetos, intitulados respectivamente Human Mission To Mars (Missão Humana a Marte) e RAMA - Rover for Advanced Mission Aplications (Veículo para Aplicação de Missões Avançadas), são de autoria do grupo LIQUIFER Systems, líder em design de sistemas. A arquitetura espacial faz parte dos interesses principais da empresa, envolvida em robótica e vida futura. O nome mais conhecido do LIQUIFER é Barbara Imhof, co-fundadora do grupo e arquiteta multipremiada.
© LIQUIFER Systems Group, Braço Robótico.
© LIQUIFER Systems Group, Close-up do interior de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Portal do traje para acessar ao exterior.
Barbara se graduou em Arquitetura na Universidade de Artes Aplicadas, em Viena. Possui mestrado da International Space University, em Estrasburgo, e PhD em arquitetura espacial pela Universidade de Tecnologia, em Viena. Barbara Imhof trabalhou em diversos projetos, inclusive como perita em arquitetura espacial, para clientes como a NASA e a Agência Espacial Europeia. A arquiteta dá aulas e publica regularmente nos campos de arquitetura terrestre e espacial.
No 3º capítulo do livro "Musing towards a new genre in [space] architecture", Imhof diz em um trecho: "O espaço não é determinado por fatores convencionais, físico, estrutural e funcional; porque perdeu seu status material e não é mais possível predefinir seu propósito específico. O resultado é uma tendência a deslocar a atenção de estratégias de ordem do espaço para pontos conectantes e efeitos, ações e eventos."
© LIQUIFER Systems Group, Construção da estrutura interior de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Construção da estrutura interior de RAMA.
No trecho seguinte ela segue explicando esse pensamento, que significa a obsolescência de um programa arquitetural detalhado, que vai ser então substituído por modelos de comportamento e um padrão de infraestrutura.
Para ler (em inglês) outros trechos do livro, acesse aqui.
O projeto Human Mission To Mars foca em questões de habitabilidade num ambiente extraterrestre. A tarefa proposta ao LIQUIFER em 2003 foi desenvolver uma configuração interna para um módulo de transferência a Marte (THM - Transfer Module to Mars) e uma superfície de habitação em Marte (SHM - Surface Habitat on Mars).
As pressões ambientais e psicológicas pelas quais um astronauta passa no espaço requerem todo um novo conceito de design aplicado. A arquitetura espacial deve não somente atender aos requisitos técnicos de determinada missão, mas também permitir que os habitantes possam viver e trabalhar com certo conforto, apesar das múltiplas limitações do dia-a-dia extraterreno. O tempo total de viagem da Terra a Marte, ida e volta, para uma equipe de seis pessoas, é de aproximadamente 500 dias. Após pousar no planeta vermelho, a equipe permanecerá trabalhando em Marte por 30 dias. É bastante tempo para se levar em conta quando se está longe de casa e isolado do mundo. Sem falar da complexa teia de relações que nasce da interação entre pessoas com diferentes bagagens culturais.
© LIQUIFER Systems Group, Sketch de desenvolvimento do design de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Sketch de desenvolvimento do design de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Layout da nave de transferência do Human Mission Mars.
Para ajudar na criação do projeto, foram feitas entrevistas com astronautas e cosmonautas. Suas percepções e experiências ajudaram a moldar os aspectos sociológicos e psicológicos que guiaram a composição da configuração de espaço.
O projeto RAMA já começa interessante pelo nome, homenagem a um escritor que marcou a ficção de gênero. Encontro com Rama é o título de um clássico da literatura de ficção científica, de autoria de Arthur C. Clarke. O livro, de narrativa metódica e descritiva, nos apresenta a descoberta e a exploração de uma peculiar nave extraterrestre de formato cilíndrico que é apelidada - isso mesmo - de Rama. A engenhosa estrutura interna da espaçonave e a gradual descoberta de seus mistérios fornecem uma instigante leitura. Se você não leu esse livro e curte o gênero, recomendo.
© LIQUIFER Systems Group, Assento muvível de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Interior de RAMA.
O projeto, cujos clientes são a Thales Alenia Space e a Agência Espacial Europeia, se destina a futuras missões tripuladas à Lua e a Marte. O objetivo era criar um transporte seguro e relativamente confortável, que servisse como habitação temporária e estação de trabalho.
O veículo, depois de aterrissado na superfície, tem uma massa entre 7800 e 8300 quilos. O que mais pesa no RAMA, além das células de combustível, que são de hidrogênio líquido/oxigênio líquido, permitindo que o veículo rode tanto de noite quanto de dia, são os escudos de radiação integrados na sua concha pressurizada. A proteção contra radiação e contaminação é apenas uma das questões que guiaram o desenvolvimento de RAMA, assim como questões de habitabilidade, segurança e interface humano-máquina.
O interior de RAMA é composto por um laboratório de manipulação de amostras, uma galeria, uma cabine, uma instalação higiênica, e a porta de acesso ao exterior que é integrada ao traje. Os astronautas precisam passar por ele para sair, como você pode ver na figura abaixo.
© LIQUIFER Systems Group, Interior de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Interior de RAMA.
RAMA foi desenvolvido para missões de superfície com uma equipe de dois a três pessoas por um período de até 40 dias aproximadamente. Um braço robótico permite que o veículo execute operações tais como recolher amostras e ajudar a equipe em suas atividades.
Devido ao espaço limitado dentro do veículo, a solução encontrada para maximizar as possibilidades foi criar um design mutável. A cadeira muda de posição e se transforma para servir diferentes tarefas. A configuração em formato de concha do RAMA permite que, do centro, se tenha acesso a todas as instalações. Um detalhe simples e de grande praticidade.
© LIQUIFER Systems Group, Interior de RAMA.
© LIQUIFER Systems Group, Interior de RAMA.
Para conhecer outros projetos do LIQUIFER Systems, acesse o site da empresa.
Na página inicial você encontrará uma imagem estilizada do capacete de um astronauta, semelhante à imagem de simulação que abre esse artigo. Um aparato que virou símbolo inconfundível e romântico de descobertas científicas e aventuras extraplanetárias.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/02/arquitetura_espacial_conheca_a_sua_casa_em_marte.html#ixzz1ndLTbABT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.