A Defesa Civil de Itaperuna, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, entrou em estágio de alerta máximo para desastres de enchentes e deslizamentos de terra por conta da forte chuva. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2).
De acordo com o órgão, os moradores das áreas de encostas, sem nenhum tipo de contenção, devem procurar locais seguros, casas de parentes e amigos, para se abrigarem até quinta feira (5).
Outra opção é ligar para a Defesa Civil e pedir o deslocamento para abrigo público. O telefone é (0xx22) 3824-6334.
Em março do ano passado, cerca de 400 famílias ficaram desabrigadas em Itaperuna por causa das chuvas.
O solo nas áreas de encosta já está bem saturado. A previsão é que continue a chover e que caia aproximadamente 50 mm de água nesta segunda-feira e terça-feira (3).
O rio Muriaé, que atravessa o município, está enchendo gradualmente e deve transbordar até o final da tarde desta segunda-feira, segundo bombeiros.
Nova Friburgo
A chuva forte também está afetando a região serrana do Estado do Rio, onde mais de 900 pessoas morreram no ano passado. Em Nova Friburgo, 14 das 35 sirenes do sistema de alerta em áreas de risco já foram acionadas. Em pouco mais de 24 horas, choveu 135,2 mm em Nova Friburgo, mais da metade da média prevista para o mês de janeiro. Por isso, o município, um dos mais afetados pelo temporal de janeiro do ano passado, está em alerta máximo desde domingo (1º), segundo o subcoordenador de Defesa Civil Robson Teixeira.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.