quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Exposição de produtos artesanais no Costumizart - Escolas transformam o “lixo” em luxo

Alunas-modelos das escolas vencedoras do concurso


29/11/11

Por Nayra Garofle

Com o objetivo de estimular a comunidade escolar a perceber a importância da sustentabilidade, a Diretoria Regional Metropolitana I realizou, na última sexta-feira (25/11), o “Costumizart – Moda Designer”. O evento, realizado no C.E. Presidente Costa e Silva, em Nova Iguaçu, contou com a participação de alunos de 12 colégios que utilizaram a reciclagem para criar vários modelos de roupa.

“É muito importante trabalhar esta questão do meio ambiente, da política de educação ambiental. Quando se envolve o aluno na causa como, por exemplo, trabalhar com eles a reciclagem, a gente acaba promovendo a noção de cidadania, além de beneficiar o planeta”, afirma a diretora regional pedagógica, Neide Aparecida da Fonseca.

Criatividade não faltou para que os alunos produzissem modelos dos mais variados, desde “trajes de gala” a vestido de noiva e moda praia. Todos, sem exceção, confeccionados com materiais recicláveis, como copos descartáveis, sacos plásticos e anéis de latinha.

A diretora regional pedagógica, 
Neide Aparecida da Fonseca


“Eu sou costureira e ensinei as meninas a confeccionar estas roupas. Todas trabalharam nelas. Acho esse tipo de evento muito importante para estimular os alunos”, afirma Adriana Teixeira, “mãe da comunidade” e “Amiga da Escola”, que também colabora no projeto Mais Educação.

Uma comissão de três jurados analisou os modelos confeccionados em três quesitos: o terceiro lugar, pela beleza; o segundo, pela criatividade e o primeiro pela originalidade. A escola vencedora foi o Ciep 341 - Vereador Sebastião Pereira Portes, de Queimados. O vestido produzido com material reciclado de guarda-chuvas chamou a atenção do júri. Já o segundo lugar ficou com o Ciep 346 – Belarmino Alfredo dos Santos, também de Queimados, e o terceiro lugar para o C.E. Antônio da Silva, de Nova Iguaçu.

“Todas as escolas que participaram são vencedoras porque se empenharam e pensaram no tema. Tenho certeza que no ano que vem mais colégios irão participar”, acredita a diretora.


Exposição de produtos artesanais no Costumizart


Parceria

Alguns colégios que participam do projeto “Escola Aberta” – cujo objetivo é ceder o próprio espaço para a realização de oficinas à comunidade – também marcaram presença no “Costumizart” com exposição de produtos artesanais.

“Esse projeto só vem acrescentando coisas boas à comunidade. Seja no sentido de cidadania e até na geração de renda”, ressalta a Coordenadora do Programa Escola Aberta, Rosângela Faria.

A diretora do C.E. Presidente Costa e Silva, Selma dos Reis, era só alegria com a realização do “Customizart” em sua unidade. “O projeto é precioso porque mobiliza os nossos alunos a criar e, assim, conseguimos mostrar nossos talentos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.