Antony Gormley trabalha há mais de 25 anos a figura humana em esculturas baseadas em vectores, através de investigação do corpo e da memória. Usa o seu próprio corpo como material, tema e ferramenta, desenvolvendo uma preocupação recorrente com a condição humana.
Londrino de 60 anos, trabalha metal em espiral e cubos a que, muitas vezes, dá a forma de uma homem de pé, com as pernas e braços colados ao corpo. O seu trabalho mais conhecido é, provavelmente, o "Angel of the North"(1998), uma escultura que se situa em Gateshead, Inglaterra, e que representa um homem de braços abertos que se assemelham a asas. Há também a escultura "Another Place", erigida na praia de Crosby, Liverpool.
Gormley descreve o seu trabalho como uma tentativa de materializar o espaço para além da aparência em que vivemos, tentando usar o corpo não como um objecto, mas como um lugar - um vestígio de um acontecimento real de uma pessoa num determinado tempo e local. Confuso? Pense numa escultura como numa memória do que aconteceu, tal como uma fotografia.
Além dos trabalhos nesta área e das exposições, Gormley foi convidado em 2009 a ocupar o Fourth Plinth (O Quarto Pedestal) na Trafalgar Square (Londres). Desocupado desde o século XIX por falta de fundos, este pedestal é famoso por isso mesmo e é um dos inúmeros ícones da cidade. Neste evento, o artista levou a cabo um projecto de arte pública em que 2400 membros voluntários foram convidados a ocupar o espaço por uma hora, perfazendo a totalidade de 100 dias e levando a cabo as mais inesperadas tarefas enquanto posavam.
Não deixe de visitar o website de Antony Gormley.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/02/esculturas_humanas_de_antony_gormley.html#ixzz1fGLHhDvX
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.