Os ares frescos da Rússia não dariam para usar os vestidos de papel de Alexandra Zaharova e Ilya Plotnikov, mas é de Moscovo que vêm estes dois fotógrafos com a sua alta costura em papel.
Minimalistas, geométricos e a preto e branco, estes vestidos espelham a altivez e a seriedade russa. Os dois fotógrafos do estúdio Doberman conseguiram contornar a fragilidade do papel, tornando o material quotidiano em que estamos habituados a escrever e dispôr, em algo que transpira superioridade. Como que retirando a poeira dos livros de biblioteca e a sujidade dos papiros e revelando finalmente a delicadez do papel, dando-lhe um lugar dentro da moda.
Uma tendência para o calor do próximo Verão? Provavelmente não: as questões funcionais e ecológicas são óbvias (alguém se vê a passear na praia com um vestido daqueles?). Para estes fotógrafos, que se ocupam também da criação de ideias e da pós produção, este trabalho é apenas mais um desafio que nasce do interesse pelos projectos mais incomuns.
Além desta sessão fotografada no Verão de 2009 para a revista L'Officiel, os dois especialistas trabalham com outros materias, usando a justaposição de diversos tecidos, com resultados bastante diversos: os vestidos clássicos de "Pinguins", também a preto e branco, nada têm a ver as cores berrantes de "Futuris", ou com os cenários campestres de "Aristocrático". Eles gostam de experimentar coisas novas e cada novo pdesafio é uma oportunidade para se transformarem a si mesmos.
A qualidade da fotografia de Alexandra e Ilya também pode ser observada na publicidade, ainda que tenha os condicionamentos inerentes à área. São responsáveis por capturar com a lente os produtos do IKEA, Apple e Nescafe e fazem parte do catálogo Luerzer para os 200 melhores fotógrafos da área.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/06/vestidos_de_papel_por_alexandra_zaharova_ilya_plot.html#ixzz1d9kg6pVz
Lindo! Arte pura e bom gosto.Nada mais a pedir a não ser lindos tecidos para torná-los usáveis.
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Tenhas querida dias ensolarados e felicidades sempre.Bjs Eloah
Concordo com você Eloah! Estou muito feliz por seu comentário. Estava com muitas saudades de você. Bjs.
ResponderExcluir