segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Eu vi e gostei! Detetive virtual - FANTÁSTICO!



Está na hora de falar de internet. Em um email que o Fantástico recebeu, o texto diz que as fotos são da Catedral de Salamanca, na Espanha. Uma igreja gótica construída há 500 anos.


Ótimo. Até aí, nada de mais. Só que, de repente, aparece um astronauta no meio das esculturas da igreja. Mas a igreja foi construída há cinco séculos. Como é que um escultor ia conhecer a imagem de um astronauta? O texto do e-mail diz que deve ser a prova da passagem de extraterrestres por aqui há muito tempo. Será?



Ou será que alguém manipulou essas imagens no computador? O ‘Detetive Virtual’ foi investigar. Na Catedral Nova de Salamanca, em um ponto turístico da cidade universitária, que fica no meio oeste do país, algumas pessoas estavam fotografando o local.




O pároco Dom Jesus Teradias explica que, em 1992, a catedral foi restaurada para uma exposição. O arquiteto encarregado foi quem resolveu colocar a imagem do astronauta na porta, como um símbolo do século XX. Um detalhe: ele não escolheu um astronauta qualquer, não. O escolhido foi o russo Iuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço. 





“Em geral, as pessoas pensam que restauração é voltar ao que era, ao original. No século XIX, quando surgiu o conceito de restauração era, realmente, isso. Hoje em dia, está correto, tecnicamente, se, de longe, a gente não consegue identificar que é o astronauta, mas, de perto, a gente chega lá e identifica. Isso é uma contribuição de hoje”, explicou o arquiteto Candido Campos.



O Detetive Virtual descobriu na internet outros exemplos parecidos com o do astronauta de Salamanca. Em Washington, capital dos Estados Unidos, na torre da catedral, olha quem aparece: Darth Vader. Aquele do filme ‘Guerra nas Estrelas’. Isso foi resultado de um concurso de esculturas realizado com crianças.



Outras interessantes também foram encontradas na Espanha. Uma é da Catedral de San Antolin, em Valência. Em uma reforma, o arquiteto homenageou um fotógrafo famoso da região com uma gárgula. Aparece até a máquina fotográfica dele.



Na Catedral de Calaorra, um celular foi parar lá no portal, com a data da reforma embaixo: 1996. Na Basília Santa Maria la Mayor, em Trurio, o reformador colocou lá em cima o escudo do time dele, o Atlético de Bilbao. Que coisa fofa. Os torcedores dos outros times devem ter adorado.

E para continuar na onda de moderno misturado ao antigo, dá uma olhada nessa invenção: uma máquina de escrever funcionando como teclado de computador. Será verdade? 

Acesse o link e veja o vídeo:
http://glo.bo/l6CYjw



Pior que é. O Fantástico conversou na internet com o americano inventor da engenhoca. Ele usa uma máquina de escrever de verdade sem o fundo e adaptou sensores embaixo das teclas. Quando a tecla é pressionada, manda a informação a um painel de controle ao lado da máquina. Esse painel manda as informações para o computador.

E sabe qual é a vantagem de usar a máquina de escrever assim? Nenhuma. Mas para quem gosta do barulhinho e das teclas duras, ela é ótima.

2 comentários:

  1. Somos uma mistura de fases da vida, as vezes futuro, as veses passado, normalmente presente, faz sentido...rs

    Abraço Aline

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus por sua participação constante em que sua fala é correta e dá força para prosseguir. Obrigada!

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.